A arte de ser normal
Lisa Williamson
Editora Rocco
384 páginas
A arte de ser normal escrito por Lisa Williamson é um livro sensível, retratando um problema
atual: o preconceito sobre a transexualidade. Para os leitores que não gostam
do tema, acredito que não apreciará a leitura. Mas para os outros que não se
importam a leitura é mais que indicada.
David Piper tem 14 anos e um desejo: “Quero ser uma
menina”. Mas este é um segredo que ele compartilha apenas com Essie e Felix,
seus únicos amigos, pelo menos até a chegada de Leo Danton à escola Parque
Éden. David deseja contar para os pais, mas sempre perde a coragem. Ele é
conhecido como a aberração do colégio, sendo um dos excluídos.
Após um acontecimento, Leo precisou mudar de
colégio e agora deseja passar sem chamar a atenção. Mas quando defende David
dos valentões da escola, ele acaba traindo os olhares da jovem mais popular do
colégio. Apesar de muito diferentes e cada um guardando um segredo próprio,
David e Leo iniciam uma profunda amizade.
O romance de estreia da atriz e escritora britânica
Lisa Williamson é envolvente, emocionante, com diálogos engraçados e relatando
situações cotidianas na vida de adolescentes que estão descobrindo a própria
sexualidade. De maneira delicada e sem ser apelativa, a autora aborda uma
questão da atualidade que é sobre a identidade de gênero, conquistando ao
leitor desde a primeira página.
A narrativa é por conta de David e Leo, onde
acompanhamos o dia a dia em seus lares e no colégio. David tem pais amorosos e
compreensivos, mas isso não significa que não tenha medo de contar a verdade.
Leo vive a cuidar da irmã mais nova, e sempre está a acusar a mãe, colocando a
figura do pai que não conheceu em um pedestal.
As incertezas, o desejo de ser aceito, o sonho de
encontrar o amor, são sentimentos que estão presentes entre os dois
protagonistas que terão muito que enfrentar de preconceito durante todo o
livro. É um livro delicado, belo, emocionante, envolvente,
que aborda um assunto atual com delicadeza do início ao fim, onde o leitor
consegue sentir o conflito e desejo de aceitação de quem ainda está se descobrindo
sexualmente.
Nota:








Adorei!
ResponderExcluirGostei mesmo desse enredo e vou colocar agora a minha estante do skoob. Valeu a dica. Sua resenha ficou ótima.
www.vidacomplicada.com
Parece ser um ótimo livro, lerei em breve. Um tema que pode gerar excelentes debates e pontos de vistas. Parabéns pela sua resenha que ficou nota 10.
ResponderExcluirOiee.
ResponderExcluirgente!!! eu acho que um autor que explore a homossexualidade super inteligente, sério. É um tema que todo mundo precisa compreender e apoiar quem está passando pela aceitação. E quando se fala de adolescentes o cuidado é maior.
Adorei saber do livro, uma ótima resenha e ótima dica.
Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Olá, Carla, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia, Arte de ser Normal, mas fiquei bastante curioso ao ler sua opinião. Me pareceu uma história simples, e com mensagens profundas. Pretendo ler um dia.
Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/
Olá, Carla.
ResponderExcluirPela capa, pensei que era um livro de auto-ajuda hehe. Ainda bem que não porque não gosto do gênero. Não tenho nenhum problema em ler livros com esse tema, se forem bem escritos, não me importa o tema abordado, e sim a qualidade da história. Eu me interessei e leria ele com certeza.
Blog Prefácio
Oi!!!
ResponderExcluirAmei a resenha. Gosto de livros que abordam esses temas polêmicos que deviam ser simples rsrs.
Acredito que iria adorar ler. Gostei de saber que a narrativa é divida entre os meninos, acho muito legal ter um livro escrito pelo ponto de vista de dois personagens.
Beijos!!
Quer Falar de Livros?
Nossa Carla, quando vi a capa do livro, não tinha ideia sobre o que se tratava e nem dei bola, mas amei a premissa. Acho esse assunto tão importante de ser discutido hoje em dia e fico feliz que tenha sido abordado em um livro direcionado aos jovens. Valeu a dica. Beijos, Mi
ResponderExcluirBlog Recanto da Mi
Oiee.
ResponderExcluirPrimeira vez que vejo esse livro e fiquei curiosa por evolver um tema que ainda é muito delicado. Espero ter a oportunidade de ler.
Beijos
Amor Literário
Quando vi algumas divulgações do livro achei que era tipo auto ajuda... Eu nem tinha me tocado em olhar o selo na capa do livro, que tinha me passado batido.
ResponderExcluirInteressante a ideia do livro, ainda mais com um tema bem delicado. Me lembrou um pouquinho os livros do Levithan, então eu super daria uma chance para esse.
Beijinhos,
Lica
Amores e Livros
Estou bem curiosa para ler o livro. Gostei da sua resenha e fico feliz em saber que ele é livro belo e delicado. Apaixonante!!!
ResponderExcluirBjss
http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/
Oie.
ResponderExcluirEu confesso que a capa é linda, mas não é um tema que eu gosto de ler.
Não leria por esse motivo, realmente não me interessou.
Mas sua resenha está muito bem escrita e bem estruturada.
parabéns
Oie, tudo bem!?
ResponderExcluirPoxa, eu via o livro por ai , mas nunca tinha lido uma resenha, achava que era outra coisa completamente diferente!. Gostei bastante da premissa e do que o autor aborda, já quero conhecer a história, os personagens... Jà estou desejando!
Beijos
LuMartinho | Face
Eu vi esse livro no evento fanáticos rocco me interessei. É legal qnd um livro apresenta diversidade em seus personagens.
ResponderExcluirhttp://caindonacultura.com
Olá Carla,
ResponderExcluirApenas o título desse livro havia chamado minha atenção, pois, recentemente, estava conversando com uns amigos e eles falaram o seguinte: Ser normal é uma arte e não posso deixar de concordar.
Achei a ideia desse livro bastante interessante, um garoto que possui pais amorosos, mas é considerado a aberração do colégio e quer apenas ser uma menina. É um livro que leria, fiquei encantada..
Beijos
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
Oi, Carla.
ResponderExcluirFiquei um pouco decepcionada com sua resenha… :( Nada a ver com a sua opinião, que foi ótima e bem estruturada. É que quando li a sinopse e vi a capa desse livro imaginei que fosse uma obra não apenas sobre homossexualidade, mas sobre identidade de gênero. Achei que abordasse a vida de um garoto que queria ser menina, mas notei que a autora deu ênfase propriamente à homossexualidade – que seria a orientação sexual e não a identidade de gênero do protagonista. Enfim, mesmo assim, pelos seus elogios, mantenho meu desejo de ler o livro.
Beijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Ola!
ResponderExcluirQue livro fantástico! Trata de um tema muito polêmico e maravilhoso! E o personagem é tão novinho! Já me apaixonei, já está na lista de compras!
Beijos, tabatha
http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/
Olá
ResponderExcluirAdorei a premissa do livro e sua resenha,já vi outras resenhas desse livro, acho importante ler livros assim, porque ele pode até a ajudar a gente,quando uma pessoa próxima tiver passando por uma situação assim, dica anotada.
Bjss
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirEu curti muito a premissa do livro! Tenho certeza de que a historia é maravilhosa, cativante e envolvente. Com certeza está na minha lista de desejados.
www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br