Eu estique aqui
Gayle Forman
Editora Arqueiro
230 paginas
Eu estique aqui escrito por Gayle Forman é aquele típico livro onde você inicia a
leitura imaginando encontrar uma trama dramática, mas que traz uma carga
intensa e impactante, mexendo com todas as emoções do leitor.
Desde pequenas, Cody e Meg são inseparáveis,
planejando um futuro onde sempre estariam juntas, principalmente saindo da
pequena cidade onde vivem. Mas tudo o que sonharam é alterado quando Meg ganha
uma bolsa integral para uma universidade privilegiada, partindo sozinha. E Cody
fica para trás, fazendo faxina para ajudar nas despesas domésticas.
Mas quando Meg toma um frasco de veneno sozinha num
quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo...
Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal?
A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde
a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo
muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o
tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do
mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com
Meg e tem os próprios segredos.
Ben é o típico conquistador que sai com as mais
diversas jovens, sem se envolver emocionalmente. Logo Cody descobre que Ben e
Meg tiveram um envolvimento, mas o jovem não quis seguir em frente com o
relacionamento.
Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe
dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá
de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega
nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia
sobre a morte de Meg é posto em dúvida.
Através de uma frase enigmática do bilhete de
suicídio da amiga, Meg mergulha num universo virtual obscuro e sedutor, onde
descobre o lado sombrio da própria mente, mas que a ajuda a lidar com a morte
da amiga.
A cada segredo desvendado, Cody percebe que para
seguir com a vida, precisa perdoar Meg, e também, perdoar a si mesma.
Não é o primeiro livro que eu leio sobre o suicídio
e é impressionante os dados de pesquisa informados pelos autores. Segundo
pesquisas, a grande maioria das pessoas que cometem suicídio sofre de algum
distúrbio mental no período que antecede a morte. O mais comum é a depressão, o
transtorno bipolar e a toxicomania também recebe um destaque alarmante. E
muitas vezes, essas doenças não são diagnosticadas e não tratadas até a morte.
O que mais me espantou sobre essas informações é
que o Brasil é o oitavo país com maior índice de suicídio. Sei que são
informações irrelevantes para a resenha, mas o que me chamou a atenção é que um
problema que muitos não dão a atenção, ou acham apenas que é “algo da sua
cabeça”, é um problema importantíssimo e merece atenção.
Por mais que a primeiro momento o leitor pense que
o livro é mais um drama, confesso que não terminei a leitura entristecida ou
melancólica. Mas sim alarmada e impressionada, com a perseverança e
persistência de Cody em descobrir o que aconteceu com a amiga, e ao mesmo tempo,
superar essa perda enorme.
Cody descobriu o lado obscuro da própria mente e com muita força de viver, não se deixou levar pelos pensamentos negativos, optando por uma saída mais fácil. Ao mesmo tempo que tenta lidar com a perda da melhor amiga e a investigação do que realmente a levou a optar pelo suicídio, Cody começa a se apaixonar por Ben. Mas ela sente que trairá a amiga se envolvendo com ele... Como deixar viver essa nova emoção, se ainda não conseguiu processar a morte de Meg?
E o romance é fofo! Daqueles que iniciam nos simples gestos, diálogos, nos momentos mais incomuns e singulares, onde os protagonistas não percebem todos os sentimentos envolvidos.
Mais uma vez eu fui surpreendida pela autora, e
estou maravilhada com o que trama elaborada. Não posso dizer mais sobre a
história, pois quero que o futuro leitor tenha as mesmas emoções que eu tive,
do espanto, da curiosidade e da ansiedade com os mistérios apresentados.
Eu estive aqui é um livro que deve ser indicado para todos se alarmarem sobre algo que
está criando enormes proporções, e que poucos dão à devida a atenção. O livro
traz uma linda mensagem de esperança após uma perda irreparável, ao mesmo tempo
em que chama a atenção para a população onde transtornos mentais devem ser
levados a sério, e não com leviandade.








Gosto muito de Forman, mas estou de ressaca da escrita!
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro, mas só quando passar =)
Gostei da suas impressões e sua indicação casa com meu gosto.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Oi Carla
ResponderExcluirNossa! Quero muito ler esse livro e sua resenha me atiçou mais ainda.
Gostei também das estatísticas que você colocou. Ninguém sabe que a pessoa que se matou estava doente até isso acontecer. Às vezes, pensam que é pra chamar atenção e essa é a pior coisa.
Assim como Os 13 Porquês, tenho certeza que essa leitura vai me marcar muito.
Beijos
Balaio de Babados
Li o primeiro livro e achei muito chatinho. Teimei na leitura dos livros de autora e não gostei :(
ResponderExcluirBeijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Olá =)
ResponderExcluirdepois de ler tua resenha, fiquei pensativa aqui e acredito que ainda não li um livro sobre suicídio, fiquei curiosa com esse livro, apesar de sabe que ele não seria prioridade de leitura no momento com meu tempo tão escasso, porém espero lê-lo um dia.
Beliscões da Máh <3
Blog | Twitter ||Instagram
Oláá!
ResponderExcluirSou muitoooo fã da Gayle ( sou incrivelmente apaixonada por Apenas um dia/Apenas um ano) e estou louca para ler esse livro....
Amei sua resenha, pois você conseguiu nos passar as emoções do enredo... estou ainda mais curiosa sobre a história! Tenho certeza de que Gayle vai me surpreender, como sempre faz!
Beijos,
Alexandra
http://thebestwordsbr.blogspot.com.br/
Oi Carla
ResponderExcluirTudo bom?
Suicídio não deve ser um tema fácil de explorar e agora fiquei com a pulga atrás da orelha para saber o que ela descobre sobre o suicídio da amiga e como será esse romance.
Beijos
Olá, Carla.
ResponderExcluirEu já li dois livros da autora e gostei dos dois. Esse me pareceu ser um livro que todos deveriam ler. O assunto é muito importante. E ainda o numero de pessoa que tentam o suicido e não conseguem é ainda maior. A única coisa que não gostei foi a capa. Mudou de editora, mas a capa é a mesma. falta de criatividade ou intenção de pegar carona no sucesso da outra editora?
Blog Prefácio
Oi Carla,
ResponderExcluirOuço as pessoas falaram bastante dessa autora, mas eu não sinto tanta vontade de ler seus livros.
Gostei muito da sua resenha, está bem completa.
Beijos
Historiar
Tá de brincadeira!!!!
ResponderExcluirPeguei na mão esse livro hoje na livraria e nem li a sinopse porque achei que não ia gostar!!!
ah, vou voltar lá segunda feira!!! hehehe..
Amei a resenha!!!!!!
parabéns
Bjs
Eu Pratico Livroterapia
Olá Carla,
ResponderExcluirAdorei sua resenha. Também acho que esse livro deve ser indicado para todos. Li ele e me surpreendi com a autora, pois não imaginava que iria gostar desse livro, pois os outros dois que li da autora, não gostei muito, mas me surpreendida com esse livro e até fiquei tentada a cometer suicídio. Achei que a autora trabalhou muito bem o tema.
Beijos
Um Oceano de Histórias
Adoro livros que mexem com as emoções do leitor, e sou fã da Gayle, então esse já estava na minha lista. Esta questão dos transtornos mentais é algo que realmente deveria receber mais atenção.
ResponderExcluirBeijo.
Ju
Entre Palcos e Livros
Oie
ResponderExcluirNunca li nada da autora, mas tenho "se eu ficar" aqui em casa.
Estou sem tempo, mas tenho muita vontade de ler. Se eu gostar eu leio esse também!
Bju
Já vi falar muito desse livro e confesso que não tenho nenhuma vontade de ler! Mas deve ser legal.
ResponderExcluirAtenciosamente Um baixinho nos Livros.
Oi Carla,
ResponderExcluirRealmente é um livro importante que pode abrir os olhos para um grande problema. Eu li e gostei, afinal é um tema que tem de ser mais discutido atualmente. Bjos Elis
http://amagiareal.blogspot.com.br/
Oi Carla, sabe, eu me surpreendi demais com este livro, já havia lido Se eu Ficar e não tinha gostado muito, mas este é simplesmente muito bom, nem parece ter sido escrito pela mesma autora.
ResponderExcluirUm dos favorito deste ano, com certeza.
Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
http://balaiodelivros.blogspot.com.br/
Oláá
ResponderExcluirAdorei sua resenha, nooossa, quero taaanto ler o livro pois ter ouvido tantos elogios e adoro a autora, espero gostar muito desse novo dela, está bem interessante e a capa muito legal.
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Foi meu primeiro contato com a autora, e digo que me emocionei com a leitura. Adorei a escrita dela, e a história me encantou muito, apesar de ser algo triste.Estou ansiosa para ler outras obras da autora!
ResponderExcluirwww.apenasumvicio.com
Olha a Gayle é uma das minhas autoras preferidas e sinceramente eu comprei esse livro quando estava na pré venda, mas não li até agora. Pq? Porque sinceramente estou com bastante receio de não gostar e de ser uma estória que vai mexer muito com psicologico, porque não curto muito. Se é que é assim, porque você disse que é um romance fofo e ai já me dei uma animada, mas mesmo assim sou do tipo que se impressiona muito e por isso ainda estou esperando. Não sei sério. Mas espero gostar, porque adoro a escrita da autora.
ResponderExcluirhttp://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-separada-e-dividida.html
Eu comecei a ler o livro mas acabei deixando ele meio de lado... Alguma coisa não estava rolando entre a história e eu.
ResponderExcluirAndei lendo algumas informações no final do livro sobre suicídio - e o que você comenta aqui também me deixaram impressionada pois não imaginava o Brasil em 8° lugar.
Sua resenha me fez pensar em dar mais uma chance ao livro, vai que dessa vez consiga chegar ao final :)
Beijinhos,
Lica
Amores e Livros
Oi, nunca li nada da autora e confesso que nunca tive muita vontade, mas esse livro tem uma temática e uma pegada forte, gosto de livros que me façam pensar, que tenham segredos na trama e principalmente onde esses segredos levam algum tempo e algumas pistas para serem descobertos. Gostei muito da sua resenha e espero sim conseguir lê-lo em breve.
ResponderExcluirbjs
Oiee ^^
ResponderExcluirEsse livro também me surpreendeu muito, a autora, novamente, me surpreendeu bastante. Fiquei chocada quando soube do alto indice de suicídio aqui no Brasil, e saber que tantas pessoas tiram suas vidas por elas serem difíceis me deixa com um aperto no coração *-*
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Oi, Carla!
ResponderExcluirGosto muito da Gayle, mas me decepcionei com Apenas Um Dia/Apenas Um Ano. Enquanto estive trabalhando em uma livraria, todo mundo falava muito bem desse livro. Só tinha lido a sinopse, mas sua resenha fez ele entrar de vez na minha lista. Muito bacana que ele aborde um tema tão importante quanto o suicídio.
Beijos, Maria.
http://nerdsideblog.tumblr.com
Oiii!!
ResponderExcluirEsse foi o meu primeiro contato com a escrita da autora, e achei SENSACIONAL. Foi uma leitura leve diante um tema tão pesado. Não tinha lido nada com a tematica e adorei os estudos feitos!
Foi um dos melhores livros do ano!
Beijinhos!
Olá!
ResponderExcluirFiquei doida pra ler o livro, mas quando li "romance fofo" fiquei meio: "hmmm, será?"
E agora?
Devo dar uma chance?
Beijos
http://www.vivendonoinfinito.com/
Oie.
ResponderExcluirNunca li nada dela, mas sua resenha me deixou bem curiosa. Gosto de livros que nos trazem uma boa mensagem reflexiva
Beijos da Fê
As Catarina´s
Oi
ResponderExcluirNunca li nada da autora, quero muito ler um livro dela, vejo várias críticas positivas ao trabalho dela, quanto a esse livro, adorei a premissa e concordo com você suicídio é um problema série, que é pouco discutido na sociedade, fiquei curiosa pra saber o que aconteceu na estória, gostei da resenha.
Bjss