15

[Resenha] O Problema dos Três Corpos

em sexta-feira, 3 de março de 2017
O Problema dos Três Corpos
Remembrance of Earth’s Past vol. 1
Cixin Liu
320 Páginas
Suma de Letras

O problema dos três corpos escrito por Cixin Liu é o primeiro volume da trilogia Remembrance of Earth’s Past, onde o autor chinês venceu o prêmio Hugo de melhor romance. O livro traz uma história de ficção científica muito interessante, com uma temática interessante, que envolve o leitor desde o primeiro momento.

China, final dos anos 1960. Enquanto o país inteiro está sendo devastado pela violência da Revolução Cultural, um pequeno grupo de astrofísicos, militares e engenheiros começa um projeto ultrassecreto envolvendo ondas sonoras e seres extraterrestres.

Uma decisão tomada por um desses cientistas mudará para sempre o destino da humanidade e, cinquenta anos depois, uma civilização alienígena a beira do colapso planeja uma invasão.

A história traz diversos dilemas humanos, levando o leitor a refletir em diversos momentos, assim como traz o ser humano em busca do universo desconhecido. A história traz uma linguagem mais técnica, onde pode incomodar alguns leitores durante a leitura.


Confesso que em alguns momentos, me senti perdida durante a leitura, pois não costumo ler tanto histórias de ficção científica. Mas foi uma aventura, lendo um gênero que não tenho costume de me arriscar. O livro conta com diversas notas de rodapé sobre fatos históricos, auxiliando o leitor a se ambientar na história. Mesmo sendo uma leitura complexa, é um livro que indico para todos os amantes do gênero que acredito que se surpreenderão com essa trama.

Nota:


15 comentários:

  1. Eu não tenho costume de fazer a leitura de ficção científica, principalmente quando o assunto é alienígena, mas fiquei interessado por essa história, achei a trama bastante curiosa.

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Adorei sua resenha!
    Achei a premissa até legal, mas como não gosto de ficção científica tenho certeza de que não irei me envolver com a obra, portanto, prefiro não ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie tudo bem?

    Oxi .-. um livro de um escritor Chines, ja me chamou a atenção por causa disso, dificilmente saiu de leituras nacionais ou americanas e essa ficção parece ser uma boa medida para sair da zona de conforto! Vou deixar a dica anotada com certeza e futuramente realizar a leitura!

    BJss

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla!
    Acho que nunca li um livro escrito por um chinês... Só isso já me deixou curiosa.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Tentei ler e acho que a história mesmo, ficou enterrada em tantas teorias físicas. Acabei abandonando.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ola
    NUnca tinha lido nada a respeito desse livro, mas a premissa me deixou curiosa, especialmente diante das abordagens dos dilemas, como você mesmo comentou... o desenvolvimento é outro ponto que me desperta a atenção!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa para ler. Achei a premissa interessante e gosto de livros que trazem reflexões.
    O problema é que, como você, também não tenho hábito de ler livros de ficção científica e acho que também ficaria meio perdida durante a leitura. Então, acho que vou deixar essa dica para mais pra frente, quando eu tiver tempo de fazer a leitura com calma.
    De qualquer forma, adorei sua resenha e deixei a indicação anotada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Vi tantos comentarios positivos por parte de booktubers que minha vontade de ler esse livro só aumenta! Por mais que pareça uma leitura complexa, a curiosidade sempre fala mais alto.

    ResponderExcluir
  9. Amo ficção científica e esse livro parece muito interessante. Histórias ambientadas em países asiáticos são sempre diferenciadas.

    ResponderExcluir
  10. Oiii tudo bem?

    Um ponto positivo do livro: amo ficção cientifica, um negativo: odeio tudo que passa na china, japão e coreia.
    Apesar de ter lido Memórias de uma gueixa. Foi o único, tenho muita sisma.
    Acho que não vai ser esse que vai me tirar a sisma.
    Mas valeu a dica, adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  11. Assim como você, não costume de ler Ficção Cientifica, mas a história em muito chamou minha atenção. Ainda mais por se passar em outro país e contar com um enredo bem envolvente. Não conhecia o livro, mas me interessei bastante pelos personagens, e que a pesar da história me parecer confusa, acredito que gostaria de tudo em si.

    ResponderExcluir
  12. Oie
    muito legal sua resenha, ainda não conhecia o livro e ficção cientifica não é um gênero que me agrade até pq me sinto perdida igual vc se sentiu alguns momento, mas quem sabe né

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Eu não conhecia o livro, mas gostei da premissa.
    Gosto de ficção científica, então acho que é uma história que eu gostaria de ler, especialmente por nos fazer refletir sobre dilemas humanos.
    Dica anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ficção científica não é meu forte, porque eu sempre me perco na leitura. No entanto a premissa é muito interessante, é muito bom quando finalizamos um livro e podemos refletir sobre o tema.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oiii!!
    Gosto muito de ficção cientifica, mas acho que esse seria um pouco demais para mim rs. Quando livro envolve muitos termos técnicos, eu prefiro ver filme do que ler, para conseguir compreender melhor. Mesmo assim, parece ser uma história incrível, muito bem escrita e o autor deve ter tido um trabalho e tanto para desenvolver.
    Beijos

    ResponderExcluir

 
Google+