12

[Resenha] A Fúria e a Aurora

em quarta-feira, 3 de maio de 2017
A Fúria e a Aurora
A Fúria e a Aurora vol. 01
Renée Ahdieh
336 Páginas
Editora Globo Alt

A Fúria e a Aurora escrito por Renée Ahdieh é a primeira parte da duologia que narra a história das Mil e Uma Noites de uma forma única e envolvente. Desde que vi o lançamento, eu fiquei bem curiosa para conferir essa história por trazer como detalhe, cenários mágicos em meio ao deserto. Para não ficar sofrendo com a ansiedade da publicação da segunda parte, eu aguardei para iniciar a leitura, e ainda bem que tenho a continuação para ler (risos).

Renée consegue envolver o leitor desde o primeiro capítulo, e quanto mais conhecemos a história de Sherazade e Khalid, mais queremos saber o mistério que envolve o casal.

Para quem desconhece o clássico A Mil e Uma Noites, trata-se de uma história onde um rei ensandecido por haver sido traído por sua primeira esposa, desposa uma noiva diferente todas as noites, mandando matá-las na manhã seguinte. Sherazade consegue escapar a esse destino contando todas as noites, histórias maravilhosas sobre diversos temas que captam a curiosidade do rei. Ao amanhecer, Sherazade interrompe cada conto para continuá-lo na noite seguinte, o que a mantém viva ao longo de várias noites - as mil e uma do título - ao fim das quais o rei já se arrependeu de seu comportamento e desistiu de executá-la.

Na trama, conhecemos a jovem Sherazade que se candidata ao posto de noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade, considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada. Casando-se todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada amanhecer. Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado.

Assim, Sherazade se casa com Khalid, com a intenção de descobrir suas fraquezas e assim conseguir a sua vingança. Noite após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última. Sem esperar, ela começa a conhecer outro lado de Khalid, onde ele não se parece com o monstro que todos dizem que ele é, situações e realidades onde ela nota o quanto o jovem califa é atormentado. E assim, Sherazade começa a se apaixonar por Khalid, entrando em conflito ao encarar seu próprio arrebatamento como uma traição imperdoável à amiga.

Apesar de não ter perdido a coragem de fazer justiça, de tirar a vida de Khalid em honra às mulheres mortas, Sherazade empreende a missão de desvendar os segredos escondidos nos imensos corredores do palácio de mármore e pedra.

O que falar dessa história? Apaixonante! Impossível não se imaginar andando no palácio, assim como não suspirar com o romance entre Sherazade e Khalid. Eles não queriam se apaixonar, mas como resistir ao sentimento que começa a surgir entre eles?

A história é narrada essencialmente pelo ponto de vista de Sherazade, mas temos alguns capítulos narrados por Khalid, por Tariq, namorado de infância da Sherazade, e também por Jahandar, pai da protagonista. Dessa forma, acompanhamos o desenrolar da trama junto ao romance que acontece de forma gradativa. E após o final do livro, como o leitor consegue aguentar a ansiedade? É obrigatório ter o segundo volume para saber o acontece na história.

Sherazade, ou Shazi, é uma personagem incrível, decidida, ousada, que defende todos aqueles que ama sem medir as consequências, tornando-se muito diferente das mulheres da sociedade. E como aprendeu a usar o arco e flecha desde jovem, ela sabe se defender sozinha. Khalid traz uma áurea sofrida e solitária, carregando o fardo sozinho das próprias escolhas. É um dos personagens mais intrigante e misterioso, onde o leitor quer saber qual é o mistério que ele esconde.

A história é repleta de romance, aventura, fantasia mitologia e perdão, onde os personagens são imperfeitos e descobrem que precisam perdoar e superar as próprias falhas se desejam ser felizes. Um livro extremamente envolvente, onde é impossível parar a leitura.

A Fúria e a Aurora foi uma ótima surpresa, que arrebatou o meu coração desde a primeira página. Com certeza, uma das melhores leituras.

Nota:



12 comentários:

  1. Fiquei completamente apaixonada por essa histótia, meu Deus! Imaginei que eu iria gostar mas não tanto assim. Virei fã da Renée Ahdieh e tô bem ansiosa para o próximo livro dela.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Só ouço falarem bem dessa história,
    Como uma reescrita que vale a leitira. Sua resenha veio apenas para fazer com que eu me coce ainda mais para ler logo esse livro.rs

    ResponderExcluir
  3. Esse livro está na minha enorme lista de leitura de 2017, mas ainda não estava com vontade de ler. Sua resenha me deixou suuuuuuuuper curiosa!
    Adorei!
    Beeeijos :*

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Sempre vejo comentários maravilhosos sobre a obra, no entanto eu nunca tinha de fato lido uma resenha sobre o livro, e confesso estou bem surpresa e encantada com a premissa desse livro. Que história! Quero muito conhecer a Sherazade, adoro protagonistas femininas fortes e destemidas.

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é tão maravilhoso quanto a sua continuação...

    Vale a pena com certeza!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Como eu não curto esse tipo de leitura, não sei se o lerei, mas parece ser uma ótima leitura!!

    ResponderExcluir
  7. Olá linda,

    Eu vou iniciar a leitura desse livro nessa semana e tenho enormes expectativas para ele, porque conta a história de uma das personagens favoritas da minha vida e principalmente fala do lado oculto do rei.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oiii tudo bem??

    Apesar de não ser uma história que me chama atenção, tenho ouvido falar muito bem dela e acabei adicionando na minha listas de leituras a serem lidas.
    Adorei a sua resenha. E que bom que foi uma bela surpresa.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  9. Oiii Carla tudo bem?
    Eu também fiquei bastante curiosa diante dos comentarios em relação aos cenários, gosto de livros que trazem o deserto, são meus favoritos, com toda certeza gostaria de ler, ótima resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá, que bom saber que você gostou do livro, pois fico ainda mais animada para ler ele. Gosto muito de releituras, e estou super curiosa para saber o que motiva o personagem a matar suas esposas. Agora que saiu a continuação certamente lerei em breve.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Apesar dessa capa chamar minha atenção nunca parei pra ler sobre o enredo desse livro. E gostei muito da premissa, quero saber como vai terminar esse dilema de Sherazade. Gostei de alguns capítulos pertecerem a Khalid, gosto de ter uma ideia clara de outro ponto de vista...só achei tenso ter que esperar o segundo livro pra saber como se desenrola essa história.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. OIii!

    Eu não conhecia o livro mas achei o enredo bem bacana e pelo visto muito bem feito!
    pela sua resenha percebi que é bem fácil se conectar com os personagens e isso é ótimo! Fiquei curiosa!

    Beijinhos

    ResponderExcluir

 
Google+