Meu
Jeito Certo de Fazer Tudo Errado
Klara
Castanho, Luiza Trigo
384
Páginas
Editora
Arqueiro
Meu
Jeito Certo de Fazer Tudo Errado escrito através da amizade entre Klara
Castanho e Luiza Trigo que traz a história de Giovana, uma jovem que se
muda com a família para São Paulo.
O
que mais me chamou a atenção na história é a veracidade dos pensamentos e
atitudes de Giovana, que para ser aceita em uma nova escola, acaba fazendo
várias coisas erradas que não são de seu costume.
A
história de Giovana surgiu através da amizade de Klara Castanho com Luiza
Trigo, que se conheceram em uma sessão de autógrafo. Um ano após esse encontro,
inquieta e cheia de ideias, Klara pediu ajuda de Luiza com o conteúdo de um
programa jovem de entrevistas que planejava fazer na internet, baseado no que
via no dia a dia. Depois de trabalhar um pouco no que Klara havia escrito,
Luiza sugeriu: “Que tal pegarmos esses textos e transformarmos em um livro?”.
Klara adorou. E assim surgiu a história de Giovana.
Na
trama, acompanhamos os dilemas da adolescência, onde Giovana não sabe se
obedece sempre aos pais ou vai à busca de sua independência. Andando com um
grupo de jovens populares no colégio, para não ser a "careta",
Giovana começa a matar aula, fumar, a beber, apenas não ser excluída do grupo. E
Giovana não sabe o que fazer, ela quer fazer parte desse grupo, viver esses
momentos de rebeldia, ao mesmo tempo, sabe que algumas atitudes são erradas e
contra suas convicções. Mas continuar sendo ela mesma, se todo o grupo fica
tentando convencê-la a fazer ao contrário?
Dessa
forma, acompanhamos os erros e acertos de Giovana, que no decorrer da história
amadurece descobrindo os verdadeiros amigos, qual é o seu verdadeiro amor, e
também quem é a verdadeira Giovana.
E
é isso que eu mais gostei na trama, essa autenticidade das situações vividas
pela protagonista, que age erroneamente apenas para não ser excluída do grupo
de amigos populares.
Quem
nunca desejou participar daquele grupo mais popular da escola? Que não se
sentiu excluído e diferente? Que agiu contra as próprias convicções apenas para
ser aquela pessoa legal e fazer parte daquele grupo? E as dúvidas que sentiu
diante das "panelinhas", sem saber se fez algo errado ou não que
desagradou ao grupo?
Giovana
apenas quer fazer parte, se sentir uma pessoa querida pelo grupo, mas em
diversas situações percebemos o quanto ela está sendo usada por algumas
pessoas. Sua rebeldia, seu medo de falar com os pais faz com que ela acabe
mentindo muitas vezes, e essa nem sempre é a melhor saída.
Meu
Jeito Certo de Fazer Tudo Errado é um livro voltado para o público
jovem que me divertiu muito, tanto que não conseguia parar a leitura até saber
tudo o que Giovana viveria até amadurecer e ver o que estava fazendo de errado.
Leitura garantida e que essa parceria renda mais livros, pois fiquei com aquele
gostinho de quero mais.
Nota:








Oi, Carla!
ResponderExcluirEu já tinha visto esse livro em algumas resenhas e confesso que o título me encantou. Mas, eu nunca tinha ido atrás da sinopse ou de saber do que se tratava, mas é um livro que acho que irei gostar bastante de ler, mesmo não sendo mais tão jovem. Eu li As vantagens de ser invisível e acho que tem um pouco haver com o enredo, só que quem narra é um garoto e ele também parece se meter em muitas coisas no colégio, para poder ser aceito na turma com a qual anda.
Sua resenha ficou maravilhosa, parabéns!
Abração,
Drica.
Oi Carla tudo bem?
ResponderExcluirEsse realmente parece ser aquele tipo de livro muito engraçado, acho que iria rir e muito ao lê-lo, gostei de saber a sua opinião e adorei o narrador, parece ser aquele livro bom para sair de uma ressaca pesada, dica anotada.
Beijinhos
Oi Carla,
ResponderExcluirNão conhecia esse livro.Primeiro parabéns para as autores pegarem um tema tão interessante e levar ao público jovem, pelo que entendi realmente é um livro onde muitos adolescentes vão se identificar. Eu particularmente tive minha fase de querer pertencer a um grupo quando entre na escola era criança, depois desandou tudo..ahah. posso dizer que eu era mais a rebelde sem causa mesmo,ser de grupinho popular ou qualquer coisa do tipo nunca me chamou atenção, então provavelmente não iria me identificar com a protagonista, mas acredito sim que tem muitas meninas que vão e com certeza é uma ideia bem interessante.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
leiturakriativa.blogspot.com
Heiii, tudo bem?
ResponderExcluirAdoro uns enredos assim, mais teen e que a gente lembrar ter vivido algo parecido.
Não conhecia o livro, mas ja ameiiii.. A capa está fofa e quero mto ler algo das autoras faz tempo.
Amei a dica.
Beijos.
Livros e Sushi • Facebook • Instagram • Twitter
Olá!!
ResponderExcluirNão o conhecia! E fiquei curiosa com a leitura...
Realmente, a diagramação parece um capricho, e acho ótimo que a escrita te leve a não largar o livro, e faca a leitura leve!
Beijos
www.manuscritoliterario.com.br
Olá,
ResponderExcluirEu gosto de ler livros mais teens quando estou querendo sair de uma ressaca ou quando estou lendo muitos livros seguidos de um mesmo gênero, como não é o caso no momento, deixarei a dica passar por agora, mas anotarei o nome do livro para futuramente.
Beijos,
oculoselivrosblog.blogspot.com.br/