13

Paixão e Liberdade - Flavia Cristina Simonelli

em quinta-feira, 24 de março de 2011

Paixão e Liberdade

Flavia Cristina Simonelli

Novos Talentos da Literatura Brasileira

Sinopse: Isabel e Camila estudaram juntas na faculdade e se reencontram vinte anos depois. Camila volta da França para lhe contar uma culpa que carrega. Alta executiva, vendida ao poder, rompe com seu passado corporativo e vai a uma comunidade na Irlanda, fase rica e cheia de descobertas em que conhece Anna, a midwife, tornando-se também parteira. Adota um menino, casa-se com um médico sem fronteiras, mudando-se para a França. Nathan, seu marido, a vê como mulher ideal, cheia de valores e desconhece o peso que a atormenta. Assim, sua última atitude transmite dubiedade: terá ela sido amedrontada ou corajosa? Intentava se reconciliar com Nathan ou ao menos se confrontar com a realidade?

Isabel conta também sua história. Viúva, separada e apaixonada por Fabrizio, professor de inglês, homem indeciso de meias palavras. No entanto, ele lhe revela seu lado secreto: suas esculturas. Isabel, envolvida em paixões por toda a vida e percebe o quanto esses sentimentos a aprisionam. Encontra a liberdade pela Arte, a literatura.
 
Primeiro, gostaria de expressar minha admiração pela Flavia, que desde o inicio mostrou uma simpatia enorme, e escreveu uma linda dedicatória. Beijão, linda! Agradeço muito essa oportunidade, e com muita alegria que anuncio que ela é a nova parceira do blog.

Antes de mesmo de pegar o livro, busquei algumas resenhas sobre o mesmo, algumas pessoas próximas tinham me indicado a leitura, e sabia que teria fortes emoções. O livro é pequeno, mas intenso, são páginas e páginas dos mais puros sentimentos.

Isabel, sempre buscou o mundo artístico, mas nunca percebeu o que realmente queria. Sempre se prendeu em vivências passadas, a fatos que lhe machucaram, e isso não a deixou seguir em frente. Camila sempre buscou o que quis, lutou, desejava poder. Ambiciosa, estava disposta a tudo para ter o que tanto desejava.

Isabel recebe uma ligação de Camila, pedindo para se reencontrarem depois de 20 anos. O que elas não imaginavam era como aquele simples encontro seria muito importante para as duas, onde descobririam mais sobre si mesmas.

Cada uma delas percebeu o quanto não tinha vivido. Levavam a vida, mas não sentiam. Somente pela dor, pelo sofrimento, que começam aprender o que realmente é amar.

“— Você tinha alegria com João Antônio, mas perdeu a estabilidade financeira. O que vale mais, Isabel?
— Você tem dúvida?”

O livro retrata a história dessas duas personagens, suas escolhas, dores, paixões, decepções, tristezas.

Questionamos a nossa verdadeira liberdade, se nossas atitudes hoje são de pessoas livres, ou de pessoas apegadas com o passado. O quanto nos escondemos atrás de uma máscara de felicidade, de organização, sendo que em nosso interior ainda não conseguimos nos encontrar, sofremos  por não saber se estamos percorrendo o caminho certo. Por dentro ainda derramamos lágrimas amargas por todos os medos, desejos e sonhos não realizados.

 Muitas vezes pensamos que estamos no caminho certo, que ficaremos “para sempre” fazendo determinado serviço, mas de uma hora para outra, a vida muda o rumo e ficamos perdido, sem chão. Quantas vezes nos vemos cego pelo desejo, poder e acabamos passando por cima de tudo o que conhecemos, sem se importar com as conseqüências. Acontecem fatos em nossas vidas, que acabam nos prendendo. E só quando colocamos tudo para fora, quando contamos isso para alguém, percebemos o quanto estávamos feridos.

“Uma pontada voltava a me invadir. Era a saudade do passado, de um tempo que somente eu poderia resgatar internamente. Revivia a solidão profunda causada pela maior paixão da juventude, que julgara irrealizável.”

Isso é o que acontece neste livro, somente quando as duas amigas confidenciam as decepções vividas, é que começam realmente se conhecer.

Uma tinha paixão, mas não conhecia a liberdade.
A outra tinha liberdade, mas buscava paixão.

Um livro intenso, em que você vai se emocionar, e se apaixonar pela leitura.

A Autora
  Flavia Cristina Simonelli nasceu em São Paulo, estudou no colégio Dante Alighieri e se formou em Letras e Administração pela Universidade de São Paulo.

Em 2001, iniciou seus estudos de Antroposofia, vindo a concluir, anos depois, a Formação de Pedagogia Curativa e Terapia Social e em 2008, começou a cursar Formação Biográfica pela Escola Livre de Estudos Biográficos, com o intuito de aprofundar seus conhecimentos do desenvolvimento da vida humana, com base nas leis biográficas. Publicou seu romance de estreia, A Porta, em 2007.
 
 Para saber mais sobre a autora e suas obras, além de outras novidades:

No Site Oficial: http://www.flaviacristina.com.br/
 
No Twitter: @flaviasimonelli

13 comentários:

  1. Oi!

    Carla, achei sua resenha emocionante. Não sei, mas algo mexeu comigo, como se esse texto fosse direcionado para mim: "Cada uma delas percebeu o quanto não tinha vivido", "se nossas atitudes hoje são de pessoas livres, ou de pessoas apegadas com o passado". Céus, senti como se vc estivesse falando comigo!

    Quero ler, principalmente por conta deste insight que tive com sua resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oie! O bom da literatura brasileira de hoje é o conteúdo rico! Parabéns à Flavia pelo livro e à Carlinha pela resenha. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Primeiro, quero deixar aqui meu agradecimento à Karla por ter me informado desta resenha, obrigada. Este livro certamente será aquele que retratará minha vida futura, pelo que pressinto.
    Essas temáticas mexem muito comigo, certamente lerei, entrou para a minha lista de prioridades.
    Cada dia me orgulho mais da literatura do meu país :)

    ResponderExcluir
  4. Karlinha, adoro livros onde os personagens vão s emostrando aos poucos!Excelente resenha!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece incrível *-* Tenho lido várias resenhas positivas =) Essa capa também é encantadora! Já está na minha lista de desejos a um tempinho >.< heheh

    ResponderExcluir
  6. Eu amei esse livro, me fez refletir bastante na minha vida na época.
    Amei sua resenha, mostrou bem o que sentimos ao ler.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lucia!!

    O livro é lindo mesmo, você vai se emocionar do começo ao fim!

    Indico!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Leni!!

    Você leu o livro, sabe o que eu digo quando ele faz você pensar sobre a sua vida.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Realmente sua resenha ficou ótima, e estou curiosa para ler esse livro tbém, inclusive estou participando de um sorteio.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Sim a resenha está ótima, o livro é fofo, minha resenha tb está qse sendo postada!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é ótimo mesmo, né, Carla?
    Também gostei muito! Não parei de ler enquanto não terminei... rs.

    Beijocas e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ká.

    Adorei sua resenha.

    Esse livro é maravilhoso e, quando li-o, levantou muitas questões reflexivas, que fazem com que repensemos nossas atitudes em nossa vida.

    Não esperava o final da Camila.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Percebe-se que é um ótimo livro, mal posso esperar para lê-lo também!!!
    Parabéns pela resenha, achei-a muito bem escrita!

    ResponderExcluir

 
Google+