5

Resenha - O Jogo do Anjo

em segunda-feira, 23 de maio de 2011

O Jogo do Anjo
Carlos Ruiz Zafon
Editora Suma das Letras
410 páginas

Sinopse: Aos 28 anos, desiludido no amor e na vida profissional e gravemente doente, o escritor David vive sozinho num casarão em ruínas. É quando surge em sua vida Andreas Corelli, um estrangeiro que se diz editor de livros. Sua origem exata é um mistério, mas sua fala é suave e sedutora. Ele promete a David muito dinheiro e sua simples aparição parece devolver a saúde ao escritor. Contudo, o que ele pede em troca não é pouco. E o preço real dessa encomenda é o que David precisará descobrir.

Um escritor nunca esquece a primeira vez em que aceita algumas moedas ou um elogio em troca de uma história. Nunca esquece a primeira vez em que sente o doce veneno da vaidade no sangue e começa a acreditar que, se conseguir disfarçar sua falta de talento, o sonho da literatura será capaz de garantir um teto sobre sua cabeça, um prato quente no final do dia e aquilo que mais deseja: seu nome impresso num miserável pedaço de papel que certamente vai viver mais do que ele. Um escritor está condenado a recordar esse momento porque, a partir daí, ele está perdido e sua alma já tem um preço

David Martin é um escritor que não teve a devida atenção da mídia quando lançou o primeiro livro. Não que ele não tivesse talento, apenas não teve a oportunidade certa. Mas como todo ser humano, David precisa sobreviver, e precisando de dinheiro, aceita ser explorado por dois editores de moral questionável, em troca de escrever um livro por mês assinando com um pseudônimo, ficando totalmente desconhecido no mundo literário.

David adoece de tanto trabalho e amargura, e questiona o que realmente está fazendo, se tem amor naquelas linhas que cria todo mês, se está agindo apenas por covardia. É quando recebe a proposta de Andreas Corelli, um editor que lhe encomenda um livro que pode mudar o rumo da história, em troca Andreas daria a Martin o que ele quisesse, desde dinheiro até a saúde.

A história é bem estruturada, rica em detalhes. Zafon consegue nos guiar em um mundo de mistério, com um toque de sobrenatural, onde todos os sentimentos estão bem evidentes em cada linha.

Mesmo tendo um pouco de romance, o casal não me convenceu. Na história os dois estavam muito feridos, estavam sofrendo, que é difícil imaginar outro final para o casal.

Minha personagem favorita é Isabella, com toda a espontaneidade e humor ácido, rende os momentos mais engraçados do livro.

O Livro é cheio de mistérios como o que tem por trás daquela máscara de extrema educação do gentil Andreas Corelli, ou qual o segredo do antigo morador do casarão da torre onde Martin mora. Como tantas reviravoltas, eu não tiro nenhuma linha do final, mesmo com algumas pontas soltas que ficaram.

Viaje neste mundo de mistérios, amor pela literatura, que Zafon criou com maestria.

Boa Leitura!

5 comentários:

  1. Eu sou louca para ler os livros dele...Tô de olho no box já faz tempo, mas dindin pra comprar ainda não deu..rsrsrs...
    Ótima resenha...
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  2. Oie Carla!

    Não conhecia o Carlos Ruiz Zafon, mais me parece ser interesse o livro.

    Parabéns pela Resenha ^^

    Beijos
    Blog Apaixonada por romances

    ResponderExcluir
  3. Ah, várias vezes quase comprei esse livro \o/ Parece realmente incrível *-*

    ResponderExcluir
  4. Olá, meninas!

    O livro é rico em detalhes, vocês vão amar a história. É cheia de mistério, suspense, eu adorei.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Carlinha!

    Não li esse livro ainda, mas já li A Sombra do Vento, também do Zafon, e te digo sem medo, é um dos melhores livros que já li. Se passa na Barcelona do início do século XX e conta a história de um menino, Daniel, que tenta reconstruir a vida de um escritor misterioso. É maravilhoso e surpreendente. Já leu?

    B-jusssss! ♥

    ResponderExcluir

 
Google+