3

Resenha - Acreditar e Agir - Sergito de Souza Cavalcanti

em segunda-feira, 11 de julho de 2011

Acreditar e Agir
Sergito de Souza Cavalcanti
Editora Petit
127 páginas

Sergito de Souza Cavalcanti – orador e escritor espírita de reconhecido sucesso –, alimenta o ânimo e a disposição do leitor com o pão da alma, o amor divino, servido generosamente na forma de nutritivas lições de espiritualidade. Recheado com fatias do cotidiano – ocorrências que servem para rechear suas reflexões –, Acreditar e agir é saborosa refeição, capaz de satisfazer o mais voraz dos apetites. O estilo do autor – mineiro de Inhaúma – é pão, pão, queijo, queijo, sem rodeios, como convém àqueles que buscam sustento para se fortalecer, ganhar forças e vencer as dificuldades que a vida nos apresenta. Sirva-se!
 Primeiro vou começar com a capa, que me cativou desde o primeiro momento. Uma fatia de pão francês com o maior sorriso do mundo, é tudo o que eu preciso ver para animar o meu dia. “Acreditar e Agir” não é um romance. É um livro de puro ensinamento, em que cada capítulo aborta um tema diferente.

Em cada capítulo, o autor traz de uma forma simples e instrutiva, sobre diversos sentimentos, como o medo, raiva, egoísmo, amor, caridade. A forma como Sergito escreve faz com que você pense que ele está conversando com você, explicando o que cada coisa pode causar, e o que podemos fazer para melhorar.

Conhecemos um pouco do porque adoecemos, o que a fé pode fazer, o que a dor pode nos ensinar. Para exemplificar cada tema, Sergito conta histórias que ilustram o assunto abordado. São histórias simples, que ajudam na compreensão do tema. Algumas histórias eu conhecia como a do homem que tentava ajudar a borboleta sair do casulo, a do príncipe que lançou um desafio para suas pretendentes com as sementes, entre outras, que contadas junto com um determinado tema, ficou mais fácil o entendimento.

Não vejo o livro como auto-ajuda, mas como um manual de conduta de vida, já que trata de nossos sentimentos mais íntimos. De uma forma simples, descobrimos o quanto sofremos por ainda odiar, por ser egoístas, e o quanto podemos melhorar, já que fé, caridade, o amor estão dentro de nossos corações. 

Acreditar e Agir é um livro para se apreciar aos poucos. Cada capítulo é um ensinamento que devemos refletir.

Aproveitem a leitura!

3 comentários:

  1. Não faz exatamente o meu gênero, mas a resenha ficou bem legal =D

    ResponderExcluir
  2. Olá, meninas!

    Como falei, não é um romance. É um livro para reflexão, mas acredito que todos gostarão. =D

    Bjs

    ResponderExcluir

 
Google+