6

Resenha: Paixão de Primavera - Célia Xavier de Carmago

em segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Paixão de Primavera
Célia Xavier de Carmago
Pelo espírito Léon Tolstói
Editora Petit
360 páginas


Na Rússia dos czares, no início da primavera, um bando de cossacos, cansados de lutar, acampa numa aldeia dos Monteis Urais. Ludmila, uma linda camponesa, apaixona-se por Yuri, o líder dos guerreiros. Seduzido, ele a arrebata, contra sua vontade, e faz dela sua mulher. Dimitri, inconformado com o rapto, quer resgatar a amada, vingar-se derramando sangue. A adorada Ludmila é desejada, amada e traída. Em Moscou, no luxuoso palacete da extravagante madame Trussot, ela convive com aqueles que vendem o amor, mas só entregam o prazer. Se o conde Alexander – vítima de terrível obsessão –, é o seu tormento, Gregory, um rico comerciante, é sua maior esperança. Uma doce paixão de primavera ainda vive em seu coração, ameaçada pelo cruel e traiçoeiro inverno russo, devorador de almas e ilusões...


Mila (como é carinhosamente chamada pelos familiares) é uma jovem de 14 anos, muito bonita, com traços delicados e comportamento refinado. Vive em uma isba (Casinha campestre de madeira de pinho, em vários países do Norte, principalmente na Rússia) com os pais, em uma pequena vila nos montes Urais. Por ser a moça mais bonita da vila, é certo o casamento com o filho do intendente, Dimitri.

Mas o destino começa a pregar pelas na vida da doce Mila. Em uma noite de comemoração da chegada da primavera, um grupo de cossacos chega a pequena vila, liderados por Yuri.

Yuri se apaixona por Mila a primeira vista, e é correspondido. O grupo de cossacos fica apenas alguns dias na vila, mas é o suficiente para o casal ter certeza que estavam perdidamente apaixonados. Na saída do grupo da cidade, Yuri rapta Mila, para viver ao seu lado. Nem tudo é perfeito, e após algum tempo, Yuri é assassinado, deixando Ludmila grávida e sozinha.

Este é apenas o comecinho da história de Ludmila, que percorrerá um caminho perigoso e sofrido.

Ludmila conhecerá a riqueza e o que esconde por trás de tanto brilho, irá viver com aqueles que vendem o amor, saberá o que é a miséria. Pessoas passarão no caminho de Ludmila, aqueles que querem destruí-la, como aqueles que estenderão a mão para ajudá-la.

Ludmila passa por momentos terríveis, em que fiquei pensando se teria um terço da coragem dela para enfrentas estes desafios. Mas nem tudo é trevas, e a jovem é agraciada com a convivência de pessoas maravilhosas, que a acompanham nos momentos mais difíceis. Na leitura destes momentos que percebemos o quanto somos abençoados por ter pessoas maravilhosas ao nosso lado, nos ajudando a viver: pais, irmãos, amigos presentes e virtuais, entre tantas outras pessoas que conhecemos que nos auxiliam.

Para que conheçam um pouquinho, a história é retratada na Rússia, onde o inverno é extremamente rigoroso, obrigando as pessoas a ficarem fechadas em suas casas devido às baixas temperaturas. Como são vários meses de frio intenso, as pessoas começavam a ficar depressivas nos lares, pois não podiam falar com ninguém, nem ao menos trabalhar. A primavera para eles é visto como um período de renovação, onde o gelo termina e a terra volta a ter cor e esperança. É um momento de extrema comemoração por poderem voltar a rotina normal de suas vidas.

Assim é com a nossa vida. Existe aquele momento do “inverno”: frio, escuro, que somos obrigados a ficar trancados em nosso próprio coração, pois as dificuldades do mundo afora nos perturbam. Mas como o tempo é o melhor remédio para muitos males, somos agraciados com a “primavera”: um tempo de festa, alegria, de novas oportunidades, regados com muita luz.

Não posso deixar de falar do conjunto que é o livro. Não apenas a história que é belíssima, nos levando a viver uma Rússia de décadas atrás, mas também a arte do livro. O volume é todo decorado, em cada capítulo temos detalhes na página, assim com a capa é belíssima. É uma obra maravilhosa, que aquece o coração e encanta nossos olhos.

Desculpem-me se estendi nessa resenha, mas fiquei tão empolgada com a história que acabei até sonhando que estava falando sobre o livro com outras pessoas. 

Só tenho a desejar uma ótima leitura!

6 comentários:

  1. Sua resenha me conquistou definitivamente, já estava de olho neste livro por conta da capa linda que ele tem, mas lendo a sua resenha e vendo toda a sua empolgação....bem era o que eu precisava.
    Ah, sou descendente de Russos então, necessito ler este livro.

    Balaio de Livros.

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla!

    Não conhecia esse livro, mas amei!
    Sua resenha ficou ótima, a capa é linda, o enredo é incrível! Eu querooooo!

    B-jusssss! ♥
    ;-p

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana.

    Nossa! Você instigou-me com sua resenha, onde vi-me naquele lugar. Sou fascinada por histórias em lugares longinquos e entremeada de romance.

    Desde que li a sinopse, me encantei, mas a capa é um show à parte!

    Está na minha lista de desejos que só aumenta. (risos).

    Depois de tanta empolgação, só posso dizer: "EU QUEROOOOOOOOOOOO"!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ká!
    Adorei a resenha!
    Fiquei curiosa com o livro!
    Adoro qualquer coisa que se passe na Rússia!
    Anotando mais uma dica aqui!

    ResponderExcluir
  5. Olá, meninas!

    O livro é empolgante, realmente vocês se sentiram na Rússia!

    É maravilhoso!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Amei a estória e a resenha me deixou com aquele gosto de que tenho de comprar, sem dizer que a capa é lindíssima..

    ResponderExcluir

 
Google+