7

Resenha - O céu está em todo lugar

em quarta-feira, 14 de setembro de 2011
O céu está em todo lugar
Jandy Nelson
423 páginas
Novo Conceito

"Eu deveria estar de luto, não me apaixonando.
Às vezes é preciso perder tudo, para encontrar a si mesmo... "

Lennie Walker, obcecada por livros e música, tocava clarinete e vivia de forma segura e feliz, à sombra de sua brilhante irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre de forma abrupta, Lennie é lançada ao centro de sua própria vida, e, apesar de não ter nenhum histórico com rapazes, ela se vê, subitamente, lutando para encontrar o equilíbrio entre dois: um deles a tira da tristeza, o outro a consola. O romance é uma celebração do amor, também um retrato da perda. A luta de Lennie, para encontrar sua própria melodia em meio ao ruído que a circunda, é sempre honesta, porém hilária e, sobretudo, inesquecível. 

"É romântico sem ser meloso e leva às lágrimas sem ser exagerado – o que mais o leitor pode querer? " — resenha da BCCB

Ok ok ok! Só posso dizer: você vai se apaixonar pelo livro!

Lennie Walker é uma garota tímida, que estuda música, apaixonada por livro O Morro dos Ventos Uivantes por sinal , acostumada a viver a vida de forma calma e tranquila. Mas a vida de Lennie vira de cabeça para baixo quando perde a irmã de forma abrupta. Em meio a tanta dor, ela não entende o por que o mundo não parou com a morte da irmã.

Sem saber o por que, Lennie começa a ficar mais próxima do namorado da irmã, Toby. Entre lágrimas e tristezas, os dois acabam se beijando. Como lidar com a dor que está sentindo e ao mesmo tempo com o amor que começa a desabrochar no coração? Lennie está confusa com tantos sentimentos. E como a vida não é anda simples, entra em cena outro garoto: Joe Fontaine, que fará Lennie emergir para a vida.

Quem já perdeu uma pessoa próxima sabe o vazio que fica a vida, quando se tem a certeza que não verá mais essa pessoa. As palavras não ditas começam a pesar na garganta. Fica uma “névoa” que atrapalha nossa visão para o mundo lá fora.

Lennie se sente assim. Sente culpa por sorrir, por se apaixonar, por viver. Aos poucos, com o amor crescendo no coração, ela volta a “enxergar” a luz do dia. Lennie tem uma forma inusitada de desabafar: simplesmente vai deixando seus sentimentos anotados em pedaços de papéis espalhados pela cidade.

Cada um desses papeis evidencia a intensidade dos sentimentos da personagem: o imenso amor que sente pela irmã, a confusão em seu coração, a dúvida de como conseguirá seguir em frente.

“Às 16h48 de uma sexta-feira de abril, minha irmã estava ensaiando para o papel de Julieta e, menos de um minuto depois, estava morta. Para minha surpresa, o tempo não parou com o coração dela. As pessoas continuaram indo à escola, ao trabalho, a restaurantes; continuaram quebrando bolachas salgadas em suas sopas, preocupando-se com as provas, cantando nos carros com as janelas abertas. Por vários dias, a chuva martelou o telhado da nossa casa — uma prova do terrível erro cometido por Deus. Toda as manhãs, quando me levantava, ouvia as incessantes batidas, olhava pela janela para a tristeza lá fora e me sentia aliviada, pois pelo menos o sol tivera a decência de ficar bem longe de nós.”

Com uma doçura sem igual, a autora nos conduz por uma história de transformação e superação. Vivemos cada suspiro, cada emoção da Lennie como se fosse nosso.

Não posso deixar de comentar o belíssimo trabalho da Editora Novo Conceito na edição desse livro. Desde a capa dura com uma textura suave, como também o interior do livro, onde cada capítulo somos presenteados com os poemas da Lennie abandonados pela cidade. Uma verdadeira obra prima. 

É uma história para se apaixonar pela vida, e por tudo o que ela pode proporcionar.
Uma ótima leitura!

7 comentários:

  1. Eu quero tanto esse livro que chega a doer. Nhaaaa,qdo vi as fotos do kit do livro quase tive um troço...LINDO d+ da conta! Eu queroo! rsrs

    Amei sua resenha, acho que me deixou ainda mais ansiosa e curiosa, com certeza esse livro deve ser lindo, lindo e lindo!

    Fato que já sei que ele vai mexer muito com meus sentimentos pq perdi uma pessoa muito especial a um tempinho atras e até hoje é dificil lidar com isso. Por esse motivo vou esperar estar com o core um pouquinho mais forte pra ler rsrs

    Parabéns pela resenha Carla, muito bem escrita e emocionante de ler, beijos

    ResponderExcluir
  2. Que resenha emocionante!!!!Sem palavras!!! Amei!!! Parabens!!!!
    Este livro esta no top da minha listinha ja faz bastante tempo... so falta o "maldit"o tempo para a leitura :D
    Bjs
    Georgia_Schmitt

    ResponderExcluir
  3. AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH! Eu recebi o kit e li o livro, Carla! Estou simplesmente apaixonada até agora! É lindo, lindo, lindo, lindo, lindo... ????????
    Pessoa louca aqui... Mas, sério, adorei e recomendo para todos também!
    Uma leitura leve e intensa ao mesmo tempo!

    Adorei a resenha!
    Bjus,
    Náh

    ResponderExcluir
  4. Eu sou mega suspeita para falar deste livro, amei a historia por causa de duas coisa. Uma por que eu perdi um tio que sinto muito a falta dele, só não fiquei igual a Lennie, por que minha família me apoio. A segunda é por que fala do meu livro preferido O morro, sim eu amo o morro e se alguém falar que não gosta eu brigo *----*

    Assim que este livro chegou para mim eu iniciei a leitura amiga e digo, li rápido demais, e reli mais uma vez srs Isso que é gostar né kkkkkk

    Bem deixa eu parar aqui, senão meu comentário vai ficar gigante =D

    Bjkss
    Ká Guimarães

    ResponderExcluir
  5. Lindo, aumentou minha vontade de ler este livro maravilhoso. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Nossa amei! Estou querendo mais que nunca ler o livro!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, meninas!

    O livro é muito delicado!

    Um romance, misturado com drama, com personagens cativantes! Eu adorei!

    Bjs

    ResponderExcluir

 
Google+