5

Resenha - Cidade dos Ossos

em terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Cidade dos ossos - Vol. 1

Série – Os Instrumentos Mortais

Cassandra Clare 
Galera Record

462 paginas



Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. 


Alguns podem dizer que sou chata, fresca, meio louca por esperar, mas não gosto de ler um livro sabendo que ele tem continuação. Sim, é claro que em alguns momentos a vontade e a curiosidade falam mais alto, e eu não me agüento e pego o livro para ler. Mas quando eu sei que determinada história tem três volumes, ou menos, eu acabo esperando o lançamento todos, pois quando começo ler, não gosto de pegar outros títulos, tá podem falar, eu deixo, eu sou fresca nesse ponto. Foi o que eu fiz com a série Os Instrumentos Mortais.

A série Instrumentos Mortais foi uma dessas séries que eu me segurei para ler tudo de uma vez, sem precisar esperar. Algumas pessoas já tinham me indicado o livro, mas aguentei, porque sabia que se eu gostasse do primeiro livro, não teria paciência para agüentar esperar até sair o terceiro.

Conhecemos Clary Fray, uma adolescente “normal” que está curtindo uma bela noite em uma baladíssima boate, com o melhor amigo Simon. Quando o inesperado acontece e Clary presencia um assassinato, e é a única que consegue ver os assassinos, sem contar que o corpo desapareceu.

A vida de Clary começa a mudar com esse encontro quando conhece os três jovens “assassinos". Eles são Jace, Alec e Isabelle, Caçadores da Sombra, e aquele que eles mataram era um demônio. Além desse inusitado encontro, a mãe de Clary desaparece, e a casa onde moram foi invadida por monstros.

Agora, Clary se une com os Caçadores da Sombra para sobreviver e descobrir uma forma de encontrar a mãe desaparecida. Entre muitas reviravoltas, Clary descobre que é filha de uma Caçadora da Sombra, e é seu destino se tornar uma.

Eu achei o começo do livro um pouco confuso, com alguns termos, histórias pela metade, então não me empolguei tanto. Mas conforme a história foi desenrolando, e fui me familiarizando com os personagens, histórias e mistérios e não consegui mais largar.

Mesmo percebendo desde o começo que teria um romance na história, esse não foi o foco principal. A história caminhou para a ação, e a cada capítulo, percebi que os personagens tinham um imã para atrair problemas, muito problemas.

Os personagens são totalmente carismáticos, e graças aos bons santos, Clary não é uma heroína bobinha. É uma adolescente que não conhece nada sobre o mundo das Sombras, mas não tem medo de descobrir. Mesmo estando sozinha, com pessoas desconhecidas, ela se mostra corajosa, esperta, e rápida para aprender e ouvir o que as pessoas querem falar.

O herói do livro é “O Herói”. Jace é bad boy, arrogante, sarcástico, irônico que gosta de deixar Clary louca. Mas, desde o começo Jace se importa com ela, mesmo não querendo demonstrar. Se garota corria perigo, queria chorar, precisava de qualquer coisa, lá estava Jace do lado dela para ajudá-la. Como sempre, nossos mocinhos nos conquistam e não poderia ser diferente de Jace.

- Bem - disse Jace com um olhar arrogante -, não sou como os outros garotos. Além disso - acrescentou, pegando um livro da prateleira -, no Instituto temos aulas sobre usos medicinais básicos de plantas. É obrigatório.
- Achei que todas as suas aulas fossem coisas do tipo Fundamentos Básicos da Carnificina e Decapitação para iniciantes.

Mas, como não podia faltar, temos um triângulo amoroso nessa história. Estou falando de Simon, que é apaixonada por Clary desde a infância, e causa muito ciúmes em Jace. Mas honestamente acho que esse lado da história não será desenvolvida, é apenas um detalhe para atormentar nosso querido Jace, e apimentar a relação dos dois.

Me surpreendi com o livro, com a forma que os seres sobrenaturais são introduzidos, se transformando em um enredo bem construído.  Mesmo no começo ficando perdida com tantas informações pela metade, logo fui me acostumando com a história e várias peças foram se encaixando ficando mais fácil a compreensão.

E agora vamos começar o segundo, que não agüento mais esperar.

Boa Leitura!

5 comentários:

  1. Esse livro é muito muito muito bom... mesmo como vc disse, o começo é meio confuso... mas não se preocupe com as informações pela metade... no terceiro livro tudo se explica perfeitamente!

    ResponderExcluir
  2. Que vergonha, eu nunca li nenhum desta série...acho as capas sensacionais, mas nem sei porque não tenho nenhum deles em casa.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  3. Eu sou como você prefiro ter a série praticamente completa para iniciar a leitura, quando não acontece a gafe de comprar um livro sem saber que é série hahaha...

    Essa dos instrumentos mortais é uma que eu queria ler, mas ainda nem possuo os livros, e preciso diminuir a minha pilha...

    adorei a resenha!

    Até!!

    ResponderExcluir
  4. Eu não arrisquei-me a ler o livro justamente por não poder comprar a série toda de uma vez.Mas,só vejo pessoas falando muito bem dele.A resenha ficou muito boa.Deu pra se ter uma noção de quanto ele é bom.Vou ter que esperar mais um pouquinho para poder saciar minha curiosidade,enquanto é isso vou me deliciando com suas resenhas!
    Bjs.
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  5. Finalmente entendi o real teor dessa história! Não era nada do que eu tava pensando. E olha que formei opinião ao ler resenhas oO. Enfim, vou acompanhando então desde o começo, pois assim poderei decidir se deixo ou não vc me viciar na história (será que tenho escolha? rsrs).

    Bjs, Carla!

    ResponderExcluir

 
Google+