3

Resenha - O próximo passo

em quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O próximo passo
Marcelo Cezar, pelo espírito Marco Aurélio
320 páginas
Editora Vida & Consciencia

Amar e não ser amado "um dos mais antigos dilemas da humanidade" recebe uma abordagem atual e contundente no romance O próximo passo, publicado pela Editora Vida & Consciência. A obra, escrita pelo aclamado autor Marcelo Cezar e ditada pelo espírito Marco Aurélio, traz a história de pessoas comuns, cujas vidas foram marcadas pela rejeição, e mostra como esse sentimento impacta suas decisões e seus laços pessoais.

O leitor acompanha as trajetórias paralelas de Arlete e Valéria, para se surpreender, no decorrer da trama, com os destinos cruzados de suas famílias: a história de amor de Olívia e Frederico, seus filhos. Valéria rejeita o filho e Arlete é rejeitada pela filha.

Arlete é filha de Olair, um homem ríspido, insensível e violento, e da submissa Josefa. Com a morte de sua mãe, na adolescência, ela encontra na irmã Alzira apoio e forças para enfrentar as dificuldades e a falta de amor do pai. Muitas são as situações de renúncia e de desgosto vividas por essas duas jovens, mas elas encontram um caminho para refazer suas vidas. Arlete conhece Osvaldo, casa-se e tem uma filha, Olívia, com a qual estabelece um relacionamento bastante conturbado.

Valéria, cuja mãe morreu após o parto, foi criada pelo pai, Américo Gumercindo Calini, rico empresário paulistano. Não é fruto de uma relação de amor, mas de um casamento motivado por convenções sociais: Américo une-se a Amélia Vaz apenas por tê-la engravidado numa noite de festa e bebedeira. Valéria é uma moça bondosa, mas que tem séria aversão por crianças. Seu filho Frederico sentirá a ausência e consequente rejeição da mãe, mesmo morando na mesma casa.

“O que faz uma filha rejeitar a mãe? E por que uma mãe rejeita o próprio filho?”

Romance mediúnico com fim doutrinário que vai abordar várias histórias ao mesmo tempo, que se interligam no decorrer do livro, unindo desafetos e relembrando velhas paixões.

Os temas abordados pelo autor espiritual são polêmicos: drogas, álcool e excesso de velocidade, irresponsabilidade, gravidez não programada, vaidade ao extremo, suicídio e obsessão. Rejeição de pais contra filhos, e filhos contra pais.

Saiba mais o porquê de tudo isso, o que leva isso acontecer, quais as conseqüências e se surpreenda com o final.

O romance é bem escrito, detalhado, abordando de maneira clara os assuntos citados anteriormente, levando-nos a curtir com os personagens, cada momento vivido no livro. O que nos leva a ter surpresas e grandes emoções no final.

Tenho que deixar aqui a minha admiração pela edição do livro, e todo o cuidado que a Editora teve para o lançamento. No interior do livro, temos várias páginas ilustradas, contendo o trabalho do autor, uma lista com os lançamentos da editora, e uma bela foto da capa do livro que ocupa duas páginas. Uma belíssima obra visual, que encanta qualquer um. Parabéns a editora por todo o delicado trabalho com o livro!

Você vai amar essa excelente história de amor, traição, vingança e muitas emoções.

Boa leitura!

3 comentários:

  1. Adorei o tema! Sempre é bom tratar da rejeição, do uso de álcool e direção... Temas como esses não podem ser esquecidos! E acho os romances espíritas são um bom exemplo de como retratar esses temas de maneira a marcar alguém!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Adoro o teme espírita. Sempre que há oportunidade estou lendo um, pra não desvencilhar da essência da vida.
    Parabéns pela resenha.
    tesouroliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas!

    Adoro livros com esses temas também, sempre me fazem refletir \o/

    bjs

    ResponderExcluir

 
Google+