13

Dica de Leitura - Confissões de um turista profissional

em segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Confissões de um turista profissional
Kiko Nogueira
Editora Novo Conceito
94 páginas

Quem gosta de viajar, e viaja mesmo (isto é, não faz turismo pra inglês ver), sente uma vontade danada de falar a verdade sobre os lugares que visitou.
Coisas como: vale a pena todo aquele trabalho no Louvre para não ver a Monalisa? Existe algum lugar mais insalubre do que uma barraca de praia no Nordeste? Ou ainda: por que o Brasil precisa de mais uma obra de Oscar Niemeyer, o veterano arquiteto que deixa um rastro de concreto aonde quer que vá?
Mas falar essas coisas é, no mínimo, tornar-se um chato. Pois Jota Pinto Fernandes, alter ego de Kiko Nogueira, é o chato que vive em cada viajante.
Corajoso e desbocado o suficiente para dizer o que as agências e seu amigo que acabou de chegar de Nova York nunca falarão.
Escrito pelo ex-diretor da revista Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas, da Editora Abril, Confissões de um Turista Profissional é uma leitura para quem quer olhar as lindas fotinhos no celular, na volta daquele pacote inesquecível, e pensar: “E não é que era isso mesmo...?”
Composto por 38 crônicas curtas carregadas de um humor ácido, o livro traz as opiniões dos diversos lugares em que Kiko viajou, contando o que os nossos amigos não contam, retratando aquilo que ninguém conta. Diversas opiniões que passaram pela sua cabeça quando fez aquela viagem nas férias, mas nunca conseguiu falar sobre isso.

No livro são abordados vários temas como a questão do turismo sexual no Brasil, viajantes e mochileiros, diversas opiniões sobre os turistas americanos e sobre o Estados Unidos, hotéis que não aceitam crianças para não estragar o clima “romântico” do lugar, entre outros temas.

Uma das primeiras crônicas, Kiko fala sobre os boatos de que o governo estaria incentivando o curso de inglês para as prostitutas até a Copa de 2014.

 '(...) Fico pensando em como serão as aulas. "Hello, mister tourist." "Do you want to make love to me?" "I'll make a good price for you; “ Do you want me to... or do you prefer if I…?”

Outros dos textos que gostei é o Made in Brazil que fala sobre o artesanato local. Quantas vezes visitamos um determinado local, e compramos diversas objetos sem uso, apenas porque são daquela região? Um arrependimento clássico de compra de objetos que ficarão jogados em algum canto da casa.

"Uma lista de arrependimentos clássicos: cadeirinhas de rede para varanda que você adquire e só depois se lembra de que não tem varanda; legítimas redes cearenses, as quais irão para o sítio que você ainda vai comprar; almofadas de renda que não combinam com sua sala, com sua Tv e com São Paulo."

Mesmo com temas polêmicos, Kiko conduz com maestria suas crônicas, fazendo que ao mesmo tempo em que você acha engraçado, você pensa “E não é que é verdade o que ele está falando?”, levando o leitor a reflexão. O livro é recomendado para quem está em busca de algumas horas para relaxar.
           
Boa leitura!


13 comentários:

  1. Eu tô com esse livro aqui pra ler, e tô super curiosa, afinal apesar de no momento estar sem grana, eu adorooooooooooo viajar e um dia tb vou escrever sobre o que vi e o que não recomendo!!! bjks

    ResponderExcluir
  2. T^p com muita vontade de ler este livro, povo falando super beeeem >D


    Beijocas,
    Lariane – Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  3. Quero aprender essas dicas e mais, quero usá-las! hehehe

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Kassia!

    As dicas são muito boas \o/

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Sam!

    Ele é bem curtinho, você lê bem rapidinho, kkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. hahahhahah! Adoro cronicas bem humoradas! boa pedida.

    ResponderExcluir
  7. Eu vou ler esse tbm Carla e pelo pouco que eu já foliei já deu pra perceber que vou dar muitas risadas e ficar por dentro do ue pode ou não acontecer em uma viagem! kkkkkkk

    Faby - Adoro Romances de Aracaju!

    ResponderExcluir
  8. Hum, parece ser interessante.
    Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  9. Parece legal! Mas por enquanto nao entra na minha lista (ela já ta MUITO grande)

    ResponderExcluir
  10. Oi Pat!
    Lista enorme... não viu a minha ainda hahaha

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. OI Faby!

    São várias crônicas bem curtinhas, você vai gostar kkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Cris!

    Elas são bem curtinhas, em uma hora você lê todas \o/

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá, achei interessante a proposta do livro e um verdadeiro guia para os turistas. É um livro dinâmico, os textos não são longos nem cansativos, então torna a leitura fácil para chegar ao fim.

    ResponderExcluir

 
Google+