19

Resenha - Dezesseis Luas

em quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
Beautiful Creatures vol. 1
Margaret Stohl e Kami Garcia
Galera Record
485 páginas

Quando Lena chegou a Gatlin, eu só tinha certeza de uma coisa: ela não se parecia com ninguém daqui. Ela era a mais nova gata da escola, só que, infelizmente, morava com o tio, em Ravenwood — leia-se “o recluso da cidade” na “casa Mal-Assombrada”.
E ainda assim eu não conseguia desgrudar meus olhos dela. Eu tinha certeza que já havíamos nos encontrado antes, talvez nos sonhos. Sei que parece idiota, mas eu vinha sonhando com alguém há tempos, alguém que eu não conhecia, que precisava ser salva.
Antes de Lena eu estava contando os meses para deixar Gatlin. Agora era diferente: havia Lena. E uma atração entre nós que eu não conseguia explicar. Eu precisava conhecê-la melhor, mas, para isso, teria que enfrentar muita gente.
E ainda havia o segredo, um tipo de segredo que não ficaria oculto por muito tempo em um lugar como Gatlin e que pode mudar tudo a sua volta...
Será que Ethan vai conseguir se aproximar de Lena? E como criar uma amizade no meio desse caos? Eu disse amizade...? 


Quando comecei a ler Dezesseis Luas, não conhecia nada sobre a história. Quando digo nada, é nada mesmo: não li resenha, opiniões. Só conhecia a sinopse, e pelo título, imaginava um enredo da história. Basicamente, estava entrando às cegas na trama.

A história é narrada em um clima sombrio, ambientada em uma cidade do interior chamada Gatlin, onde cada morador conhece a vida de cada um. Tudo é previsível na cidade e pessoas novas não são bem recebidas, típico de cidade pequena do interior. Um controla a vida do outro e todos ficam sabendo o que acontecem com a sua vida. Você nasce e morre em Gatlin.

O livro é narrado por um garoto, Ethan Wate, que não se sente parte da cidade e quer de toda a forma ir embora. A vida de Ethan muda com a chegada de Lena, sobrinha do estranho Sr. Ravenwood, que nunca foi visto na cidade. Mas Ethan já conhece Lena, através dos sonhos nada comuns que ele tem.

Coisas estranhas começam a acontecer sempre que Lena está por perto: uma janela quebrada, mudança do clima. Qual é o verdadeiro mistério que acompanha a garota?

O clima da história é sombrio. Cada capítulo nos leva mais para o verdadeiro mistério do enredo e mesmo quando algumas coisas são respondidas, não é nem a pontinha do iceberg. Conhecemos o universo dos Conjuradores, que são semelhantes a bruxas. Nesse universo, não temos vampiros ou lobisomens, apenas seres dotados de poderes específicos, que podem ser da Luz ou das Trevas.

O romance do casal é genuíno, no começo é uma enorme amizade e demora um pouco para os dois se renderem aos sentimentos. E como é normal em toda a história, existe algo que os impedem de ficarem juntos. Eles são de “espécies” diferentes, e isso por si só já complica para o casal.

O interessante da história é que conhecemos os dois universos: o humano, normal e o perigoso misturado com a magia. Por um lado, Ethan e Lena precisam ir a escola enfrentar o preconceito bobo dos outros alunos que não aceitam a aluna nova. Por outro lado, Ethan quer ajudar Lena na escolha que precisa fazer quando chegar o aniversário de dezesseis anos da garota, que é quando ela saberá se irá para Luz ou para as Trevas.

Praticamente o casal não recebe nenhuma ajuda para conseguir desvendar os mistérios por trás do décimo sexto aniversário de Lena, o que para alguns pode tornar a narrativa um pouco lenta. Para mim ocorreu diferente: cada capítulo me deixava mais tensa, pois queria saber o que estava acontecendo, já que pouco era revelado.

Gostei da narrativa de Ethan, ele é um personagem calmo, centrado, e mesmo com todos os problemas acontecendo, ele consegue agir sem afobação, sendo um ponto de equilíbrio para Lena, já que o mundo está caindo na cabeça dela.

Ao chegar ao final da história, ficamos com muitas perguntas, e uma virada total no enredo, me deixando louca pela continuação. Eu quero Dezessete Luas!

Boa Leitura!

19 comentários:

  1. Caraca, acho que isso hoje é algo quase impossível - entrar às cegas em uma história... hahahah
    Eu acompanho tantos blogs que posso até ler uma resenha de um livro que nunca li ou ouvi falar, mas ler um livro sobre o qual eu nunca tenha lido nada... acho bem difícil >< hhahaha
    Esse livro parece ser bem interessante, mas acho que estou fugindo dos YA ultimamente >< Fica para depois =D

    Beijos,
    Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir
  2. Já li várias resenhas positivas sobre esse livro, e sem dúvida está na lista.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. ei Carla,

    acredita que não li esse livro ainda?
    Ainda vou ler, mas ele não é um que me interessa tanto no momento. =)
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Por que seráaaaaaa que esses romances sobrenaturais adolescentes não me chamam a mínima atenção mais? Acho que tem tantos por aí que tô ficando enjoada.
    Pelo jeito até parece legal, e realmente um garoto narrando é algo diferentes, mas mesmo assim acho que só leio se alguém me der de presente :(

    bjks
    Sam

    ResponderExcluir
  5. Esse foi um dos meus desejos adiados para 2012! Agora com a continuação não sei se consigo resistir! ^^

    ResponderExcluir
  6. Metendo a colher, hehehe...
    Quando eu quero muito ler o livro, não leio resenha alguma dele. Pulo direto para a opinião do blogueiro para ver se indicam ou não.

    Gosto de manter a surpresa total, a expectativa, sabe?

    Sei lá, pode ser meio louco ahuahaua

    Beijos meninas

    ResponderExcluir
  7. Gabi, eu não costumo ler a parte que fala sobre a história também não... nunca, aliás >< hahahah mas sempre leio a opinião e daí acabo sabendo alguma coisa sobre o livro =)

    Beijos,
    Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir
  8. Pode achar loucura adquiri esse livro logo que foi lançado, e até agora não li, já comprei dezessete luas, mas na próxima semana com certeza vou ler.
    Carlita a tua resenha me encheu de mais vontade!!!!! Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Oie, Carla.

    Me responde uma coisa: o livro é em primeira pessoa?

    Tenho visto resenhas dele e a sinopse me encantou. Gostei de saber que tem um tom sombrio, cansei de "contos de fadas adolescentes água com açúcar"! rsrsrs Enfim, adorei!

    Vou aceitar a indicação,

    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oi Kassia!

    Sim, é em primeira pessoa, é pelo ponto de vista do Ethan. Gostei do livro ser pelo ponto de vista dele, se fosse pelo da Lena acho que infartaria hahaha

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Patricia!

    É normal, eu faço isso também hahahah

    Boa leitura!

    ResponderExcluir
  12. OI Gabi!

    Como desejos adiados para 2012? hahahaha

    Imagino o tamanho da pilha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Sam!

    Quando lemos algo demais, enjoa mesmo, sem bem como é kkkkkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu!

    Eu sei bem como é isso, tenho vários aqui em casa e me falta tempo para ler todos kkkkkkkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu!

    Você vai gostar do livro livro, quando tiver uma oportunidade, leia \o/

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Nanie!

    Por incrivel que pareça eu não sabia nada da história o.O

    Inclusive achava que era um enredo, mas é totalmente diferente haahaha

    Loucura total!

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Nanie!

    Oi Gabi!

    Normalmente eu faço isso também. Se a opinião não for muito boa, eu já fico com um pé atrás. Se todas as opiniões não forem boas, eu já fico com o corpo inteiro para atrás hahahah

    Acabou não lendo a parte da história por causa dos spoilers, não é toda hora que eu gosto de ficar sabendo de algo kkkkkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oiiii
    Sempre vi esse livro e nunca tinha lido nenhuma resenha, e adorei a sua, deve ser bem legal mesmo, eu adoro livro que tenha mistérios e romances...
    BjOs!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi Janna!

    Acredita que só quando saiu o segundo eu peguei esse para ler? kkk

    Costumos ler os livros seguidos kkkk

    Bjs

    ResponderExcluir

 
Google+