9

Resenha - O 5º Cavaleiro

em quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
5° Cavaleiro 
James Patterson 
Editora Arqueiro 
224 páginas 

Um assassino brinca de Deus Quando a tenente Lindsay Boxer fica sabendo que 20 pacientes prestes a receber alta morreram de forma suspeita no conceituado Hospital Municipal de São Francisco, ela desconfia de que há algo errado. Será mera coincidência? Ou alguém anda tirando a vida de inocentes? 
 
O maior julgamento de São Francisco 

Inconformados, os familiares das vítimas resolvem processar o hospital por negligência médica. Enquanto a cidade se prepara para um dos mais aguardados julgamentos de sua história, Lindsay e suas amigas do Clube das Mulheres contra o Crime têm um motivo pessoal para investigar o caso. 

Não há tempo a perder 

A nova integrante do grupo, Yuki Castellano, teme que sua mãe, internada na UTI do centro médico, não saia de lá com vida. Numa corrida contra o tempo, Lindsay e Yuki percebem que não são bem-vindas pela diretoria do hospital, que pode estar tentando salvar sua própria reputação. 
**** 
No meio da madrugada, Jessica Falk acorda em desespero, sentindo uma forte dor no peito. Lembra que está internada e tenta pedir ajuda, mas a campainha de emergência escorrega de seus dedos. Ao olhar para o lado, percebe um vulto se movendo nas sombras. Estica o braço num pedido de socorro, porém sua visão fica turva e o ar se recusa a chegar a seus pulmões. 

Com uma das melhores equipes de profissionais do país, o Hospital Municipal de São Francisco não sabe responder à incômoda pergunta levantada na manhã seguinte à morte de Jessica: como aquela jovem paciente pôde ter falecido se seu quadro era estável e em breve ela receberia alta? 

A situação é ainda mais grave porque, nos últimos tempos, 20 pessoas internadas ali perderam a vida de maneira suspeita. 

O caso vai parar na Justiça, tendo a famosa advogada Maureen O’Mara como representante das famílias das vítimas. O processo contra o hospital acaba mobilizando São Francisco e despertando o interesse do Clube das Mulheres contra o Crime, grupo de quatro amigas que se dedicam a desvendar os mais instigantes casos da cidade. 

Yuki Castellano – a mais nova integrante do Clube, que reúne a tenente Lindsay Boxer, Claire Washburn e Cindy Thomas – vive um drama pessoal: sua mãe está internada na UTI do centro médico e, ao que tudo indica, corre um sério risco, pois há suspeitas de que um maníaco à solta pelos corredores se acha no direito de decidir quem deve viver ou morrer.

Eu estou me rendendo aos livros de James Patterson!

Totalmente diferente da narrativa com o detetive Alex Cross, onde cada página é um banho de sangue, a série Clube das Mulheres contra o Crime é voltada ao suspense seguindo a linha investigativa. 

O clube é formado por quatro mulheres fortes, decididas, que se ajudam nas investigações dos crimes. São elas: a tenente e inspetora-chefe Lindsay Boxer, a repórter investigativa Cindy Thomas, a médica-legista Claire Washburn, a advogada Yuki Castellano. 

A história principal do livro gira em torno do Hospital Municipal de São Francisco, onde mais de 20 pacientes morreram de forma misteriosa. A advogada O’Mara inicia uma ação contra o Hospital para indenizar as famílias das vítimas. O foco principal do processo é a negligência do hospital com os pacientes, mas por trás dessas mortes, existe a mão de um assassino com complexo de Deus. Em paralelo, a tenente Lindsay investiga o assassinato brutal de três jovens, que são lavadas e vestidas com outras roupas após a morte. 

O livro não traz muita ação, então se você já leu algum livro do Alex Cross, e depois pega essa série para ler, sentirá uma grande diferença na leitura. A leitura flui facilmente, com uma história cheia de reviravoltas. 

O que eu gostei também no livro, é que não se prende apenas a um ponto de vista. Os capítulos são curtos tornando a leitura é rápida, e como são alternados os capítulos entre os personagens, você acaba se envolvendo ainda mais na história sem contar que você tem uma visão maior de tudo o que está acontecendo. A única coisa que me deixou triste é que não é o primeiro livro. Os três primeiros volumes da série foram lançados pela Editora Rocco. O quarto volume foi lançado pela Editora Arqueiro, mas ainda não tive a oportunidade de ler, mas pretendo mudar esse quadro logo \o/. 

Quem não leu os outros títulos, pode ler tranquilo, que entenderá a história. O que faltará apenas são informações da vida pessoal de cada personagem, o que já aconteceu com eles em cada livro. Os títulos lançados no Brasil são: 

Série Clube das Mulheres Contra o Crime 

1º a Morrer (1st to Die) - Editora Rocco 
2ª Chance (2nd Chance) - Editora Rocco 
3º Grau (3rd Degree) - Editora Rocco 
4 de Julho (4th of July) - Editora Arqueiro 
O 5º Cavaleiro (The 5th Horseman) - Editora Arqueiro 

Como disse, estou me rendendo às histórias de James Patterson. Com uma facilidade incrível, narra suspenses que prendem o leitor do começo ao fim, surpreendo no final de cada história. 

Boa leitura! 



9 comentários:

  1. Hey Carla

    O único que li do James Patterson, até agora, foi 'O Diário de Suzana para Nicolas' e acho que acertei porque não curto muito o gênero do autor =/

    Sua resenha, no entanto, despertou minha curiosidade...Hospital com 20 pacientes mortos de forma misteriosa... pode ser que eu goste dele... Será??

    Hahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente adoro esse tipo de livro :D

    ResponderExcluir
  3. Eu quero MUITO ler essa série *-* Mas não queria começar do quarto livro, tampouco queria comprar parte de uma editora e parte da outra...

    Beijos,
    Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir
  4. Eu vou repetir a mesma hist., adoro saber sobre os livros do James, mas quero O diárioooooo... obcecada por ele hahahaha

    Beijos,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  5. OI Lari!

    Já vou avisando, você vai chorar no final do livro hahaha

    BJs

    ResponderExcluir
  6. Oi Nanie!

    Eu queria ter lido desde o primeiro, gostei muito da série.

    É uma pena que tenha essa divisão.......

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabi!

    Eu acredito que você vá gostar sim!

    É como se estivesse assistindo um seriado policial, é muito bom!

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu definitivamente também estou me rendendo aos livros de James Patterson! Ele é fera e sabe o que faz!!!!

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir

 
Google+