6

Resenha - Vida Roubada

em segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
Vida Roubada - Memórias
Jaycee Dugard
Editora Best Seller
303 páginas

Em junho de 1991, aos 11 anos de idade, Jaycee Lee Dugard foi raptada enquanto esperava pelo ônibus da escola. Pelos próximos 18 anos, sua vida se tornou um verdadeiro pesadelo. Abusada pelo homem que a sequestrou, acabou se tornando mãe de duas crianças – e, de certa forma, também irmã, para tentar aplacar o intenso isolamento em que vivia. Encorajada a esquecer sua vida antes do sequestro, Jaycee não podia nem mesmo mencionar seu nome. Este relato forte e admirável nos é contado em Vida roubada, a verdadeira história de uma sobrevivente, exposta em suas próprias palavras.

Jaycee era uma garota de apenas onze anos quando foi seqüestrada e viveu por dezoito anos em um cativeiro sofrendo tortura psicológica e física. Nesse período, Jaycee engravidou duas vezes, e criou suas duas filhas no cativeiro em meio a sujeira e convivendo com o agressor e a esposa.

O tema não é leve e tenho certeza que muitas pessoas se chocarão com os relatos de Jaycee. Eu me choquei, pois você tem a certeza do quanto um ser humano pode ser destrutivo e fazer de tudo para acabar com aquilo que você acredita. Esse é um tipo de livro que fica na sua cabeça por dias.

Normalmente, ouvimos falar sobre um caso assim, mas nunca conhecemos a fundo o que acontece com algumas das crianças seqüestradas. Quando você lê os relatos de uma pessoa que sofreu esse tipo de abuso, você fica totalmente sensibilizada e estarrecida com os detalhes.

Os relatos são divididos entre lembranças e reflexões da Jaycee. Ela não economiza nos detalhes, e conhecemos toda a tortura física e psicológica que viveu nas mãos desse ser cruel.

Enquanto lia o livro, fiquei indignada por ninguém perceber nada sobre o que estava acontecendo com Jaycee, como ninguém notava que algo estava errado naquela casa. Pensando mais sobre o assunto, percebi que normalmente damos palpites na vida dos outros, mas quando percebemos alguma coisa estranha nos afastamos e deixamos a “pessoa se virar” com o próprio problema (pelo menos eu vejo muito disso por ai, mas não estou dizendo que todos são iguais, que todas as pessoas fazem isso). Somos muito rápidos para criticar tudo o que outro faz, mas quando esse alguém precisa de uma ajuda, viramos as costas como se não o conhecêssemos, como se a pessoa não existisse.

Mas no livro não são retratados apenas as pessoas maldosas. Existem pessoas maravilhosas, e elas são citadas. São elas que ajudaram Jaycee a voltar a viver na sociedade e a ajudaram superar todo esse trauma.

Jaycee conseguiu ajuda, recuperou a família, encontrou apoio, e todos os dias tem o direito à liberdade que foi privada por dezoito anos. Se a vida dela está perfeita? Acredito que não, já que cada dia é uma luta. Mas ela passa um belo ensinamento: mesmo que coisas terríveis tenham acontecido, com paciência e vencendo um dia de cada vez, você pode ultrapassar esse obstáculo. Comecei a perceber como meus problemas são pequenos e que consigo vencê-los.

Com certeza, é uma história que precisa ser lida, mesmo com o tema, você se sentirá modificar ao final do relato. Conheça essa história, com certeza você começará a prestar mais atenção nas pessoas que estão ao seu redor, eu estou começando a mudar a minha visão.

Boa Leitura!


6 comentários:

  1. Ah, faz tempo que quero ler esse livro! Ainda não o encontrei me nenhuma livraria aqui perto, nem tive a sorte de ganhar em nenhuma promoção. Mesmo sendo um tema muito forte, é algo que eu gostaria de conhecer... O ser humano pode ser muito cruel e isso é triste, mas é real.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Uauu Carla... parece ser leitura obrigatória... confesso que se não tivesse lido sua resenha, provavelmente nunca leria...

    Beijo,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  3. Oi Lari!

    Não é um tema fácil para se ler, mas a lição que tem no livro, compensa tudo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Kassia!

    Confesso que no começo você fica tentada a desistir, principalmente pelo tema. Mas conforme você avança na leitura, você não quer parar ,principalmente pelo exemplo de superação.

    É uma lição!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Tadinha... Que tristeza né? Como pode alguém fazer isso com uma menina e por tantos anos? Eu não li o livro , mas gostaria muito de ler... Morro de raiva dessas coisas e fico feliz que ela esteja "tentando" se recuperar... Bjus e parabéns pelo blog ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi Patricia!

    É uma lição de vida, pois mesmo depois de tudo o que ela passou, encontrou forças para superar.

    Ótimo livro!

    Bjs

    ResponderExcluir

 
Google+