O Feiticeiro de Terramar
Ciclo Terramar vol. 01
Ursula K. Le Guin
176 Páginas
Editora Arqueiro
O Feiticeiro de Terramar é o primeiro volume da série Ciclo Terramar, que conta a
história de Ged, um jovem que se transformará em um poderoso feiticeiro. O
livro foi publicado originalmente em 1968, onde se tornou um clássico da
literatura de fantasia, e quando a Editora anunciou o lançamento, estava bem
curiosa para conferir essa história.
Impossível não se recordar da história de Harry
Potter, já que a história de Ged se assemelha com a de Harry em muitos
aspectos, mas o livro é o predecessor, então tem muito para conferir nessa
história.
Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus
poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a
magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a
impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o
levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários.
Como muitos adolescentes, Ged é arrogante, e muito
confiante em seu poder, por isso, acaba tomando atitudes que colocam muitos em
risco. Na primeira parte da história, conhecemos um pouco desse lado do
protagonista, que sabendo do grande poder que tem, acaba usando-o sem
sabedoria. Ged é treinado por um poderoso e recluso mago, e depois, estuda em
uma escola de magia. Um ponto diferente na trama, é que os magos/feiticeiros
são tratados como uma profissão, onde muito os contratam para segurança das
embarcações ou até mesmo para proteger os vilarejos. Como o mundo de Le Guin é
repleto de ilhas, faz-se necessário o uso constante de viagens marítimas, onde
a presença de um mago é de extrema importância para sobrevivência de todos.
Para mostrar que é melhor que um dos alunos da
escola, Ged acaba liberando alguém dos mundo dos mortos muito poderoso, e sem
nome. Mais uma vez, a presença dos nomes das coisas no universo de Le Guin é
muito importante, e uma vez que esse ser não tem nome, ninguém pode controlá-lo.
Na segunda parte da história, é onde temos o amadurecimento de Ged, onde a
trama é muito mais que uma história de uma caça a um ser das trevas. A história
é sobre o amadurecimento de um jovem muito poderoso, que devido a arrogância,
acaba fazendo algo impensado, e esse personagem precisa vencer os próprios
medos para conseguir descobrir como acabar com esse demônio.
Confesso que tive certa dificuldade para ler o
livro, pois o ritmo da trama é lento, e em vários momentos, fiquei tentada a
deixar de lado. Mas é uma história que envolve, e ainda bem que continuei, pois
trouxe uma trama diferente das histórias de fantasia que já li, onde me lembrou
os enredos clássicos da história fantástica.
É um livro que vale a pena ser lido, mesmo com o
inicio um tanto lento. Com certeza, vai conquistar ainda mais fãs. Estou bem
curiosa para saber como será o próximo volume, e o amadurecimento do
personagem. Uma trama que me conquistou muito.
Olá,
ResponderExcluirLi esse livro no mês passado e como você gostei muito da história, achei a construção dos cenários e de toda a magia muito bem feita. No entanto, como você mesma disse, a história demora a evoluir e o inicio foi bem lento. Ainda assim, consegui aproveitar a leitura e estou ansiosa para a continuação, que promete ser mais impactante.
Abraços,
Cá Entre Nós
Olá Carla
ResponderExcluirEu nao conhecia esse titulo, mas adorei poder conferir suas impressões a respeito. Que legal que ele ja foi publicado anteriormente e alem disso os elementos que você comentou me deixaram bem intrigada. Gosto muito desse estilo e com certeza irei procurar mais informações sobre ele.
Beijos, Fer
www.segredosemlivros.com
Olá
ResponderExcluirEssa mulher deve ser uma genia não é mesmo? Ela foi meio que pioneira na fantasia kkj. Eu fiquei com muita vontade de ler esse livro na época de seu lançamento mas acabei não podendo e meu amigo de blog que o leu, e amou tanto quanto você. É uma pena que o começo não tenha sido dos melhores, isso está acontecendo com mais frequência comigo. Adorei ler suas opiniões sobre a série, e eu também espero que os próximos livros sim logo logo. Até mais ver
Bj
Oiii Carla
ResponderExcluirSinto que estou entrando em uma ressaca, ou talvez esteja cansada mesmo, mas a verdade é que no momento fujo longe de livros com inicio lento ou narrativa devagar, por mais envolventes que sejam conforme lemos. Até tenho vontade de conferir um dia essa trilogia, mas deixarei para mais adiante.
Beijos
Resenha Atual
Olá, num grupo de livros de fantasia que participo, a ansiedade era grande para o lançamento desse livro. Estava curiosa para ler uma resenha dele, não sabia que era tão pequeno.
ResponderExcluirAchei a história interessante, realmente tem alguns elementos também presentes em HP, mas só pelo que li na resenha já deu pra perceber que o Greg é bem diferente do Harry.
Oi Carla,
ResponderExcluirEu gostei do livro também, mas senti que faltou alguma coisa nele. Não achei tão maravilhoso quanto estavam falando, achei um livro bem OK e com um desenvolvimento bem lento. Senti a falta de uma aventura mais e mais ação. Adorei sua resenha! Parabéns, concordo com suas considerações. :D
bjs!
Tive esta mesma dificuldade ao longo da leitura, senti falta de mais "movimentação". Infelizmente o enredo ficou abaixo do que eu esperava, mas como ainda é o primeiro volume. Vou seguir com a leitura dos próximos para ver o que acho.
ResponderExcluirBjs
Que pena que o ritmo da leitura foi lento... Mas gostei muito de saber que o enredo tem vários elementos capazes de prender a atenção. Fiquei realmente curiosa com essas semelhanças com HP, porque só pela sua resenha percebi várias. Não sabia que o livro era predecessor, no entanto.
ResponderExcluirBeijos!
www.myqueenside.com.br
Olá Carla,
ResponderExcluirJá vi várias pessoas falando que esse livro tem passagens mais lentas e é isso me afasta um pouco da leitura.
Curti muito suas impressões e fiquei contente por saber que você não desistiu da leitura e acabou sendo agradada. A premissa dele é diferente do que estamos acostumados a ver por aí e acho que darei uma chance, já sabendo, claro, que terei que ser paciente com algumas partes.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Oi, realmente é uma história que em um primeiro momento lembra HP, mas acaba no momento em que vemos a personalidade do protagonista; o que já me irritou completamente. Tenho certeza que não suportarei o Ged tentando se mostrar ou provar algo sem se importar com as consequências advindas disso. E se não bastasse isso, com você falando que a narrativa é lenta, me fez ter certeza que eu não duraria muito lendo essa obra. Fico feliz que para você tenha sido uma boa leitura, mas eu passarei a dica!
ResponderExcluirUm beijo
www.brookebells.com
Olá!
ResponderExcluirEstou curiosa para ler esse livro porque faz bem o formato que gosto. Apesar de ser uma leitura bem lenta no começo, tenho certeza que fica bem melhor e gostei que você falou para a gente não desistir, porque isso me dá ainda mais motivação para continuar hahaha Adorei a sua resenha!
Beijos.
Oie amore,
ResponderExcluirJá vi essa capa e fiquei encantada desde a primeira vez que vi. Com sua resenha fiquei ainda mais curiosa pela leitura da série.
O que me preocupa é o fato da lentidão da trama, no entanto, vou deixar a dica anotada por aqui!
Beijokas
www.facesdeumacapa.com.br
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não conhecia esse livro, mas como sou uma grande fã de fantasia a premissa já me chamou a atenção. O que mais me deixou curiosa, foi o fato do personagem não ser bom e maduro como nas outras historias, acredito que talvez isso va contar alguns pontos comigo quando eu for a ler.
Olá, eu gosto de tramas lentas, consigo acompanhar mais a história e saborear os momentos. O bom de saber é que neste segundo livro temos o amadurecimento do personagem e de sua maneira de ver seu poder. Acho interessante quando um autor, dedica uma parte da série para mostrar como seu personagem central cresce com seus problemas e obrigações. Anotada a dica'
ResponderExcluirA principio gostei da referencia ao livro do Harry Potter, mais pelo que descreveu do protagonista principal não gostei muito não, venho correndo de protagonistas arrogantes e prepotentes, mesmo com a mudança e o amadurecimento na segunda parte, eu ainda não consigo aceitar atos que são tolos de Ged.
ResponderExcluirOie
ResponderExcluirnao é o tipo de leitura que em agrada apesar do enredo chamativo mas com certeza serve de uma ótima indicação para uns amigos, gostei da dica e da resenha
beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oi Carla, tudo bem?
ResponderExcluirEsse livro realmente é um clássico da fantasia e tem um sabor a mais por ter sido escrito por uma mulher, considerando que livros de fantasia escritos por mulheres ainda não são tão comuns como deveriam, mas, os tempos aos poucos vão mudando.
Sobre a narrativa ter um pouco de lentidão, vai muito da época, já que, se tu prestares real atenção, o estilo e o ritmo de escrita mudaram muito com o passar das décadas.
Abraços e beijos da Lady Trotsky...
http://rillismo.blogspot.com
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirVi várias resenhas desse livro pela blogosfera, mas, confesso que o mesmo não funcionaria para mim. Não curto livros que envolvem feiticeiros, fantasia. Saber que o ritmo de inicio é meio lento me deixou ainda mais desmotivada com a leitura pois sei que por não me envolver com a temática e com o problema de ritmo, vou acabar desistindo da leitura. Passo a indicação da vez, mas, fico feliz que a trama tenha te conquistado e que você esteja esperando pelo próximo livro.
Ooi,
ResponderExcluirNão tinha lido nenhuma resenha do livro ainda mas saber que ele tem um início bem lento me desanima um pouco, acabo desistindo ou ficando muito tempo com ele em mãos até perder o interesse. Mas vou ficar de olho nas opiniões sobre os próximos livros da série.
Corujas de Biblioteca
Olá,
ResponderExcluirDesde o lançamento quero muito ler essa obra e saber um pouco mais de como surgiu o grande feiticeiro Ged e todo o processo envolvido para tal.
Fico feliz que mesmo a leitura sendo lenta e um pouco arrastada que tenha concluído e trazido suas impressões pra gente.
https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/