11

[Resenha] Um Instante de Felicidade

em segunda-feira, 24 de abril de 2017
Um Instante de Felicidade
Federico Moccia
352 Páginas
Editora Planeta

Um Instante de Felicidade escrito por Federico Moccia traz uma história de amadurecimento com uma narrativa envolvente, onde o leitor simpatiza com o protagonista desde a primeira página.

É o meu primeiro contato com a narrativa de Federico, e posso dizer que fui surpreendida. O protagonista vive tramas normais e a confusão sentimental que está passando é algo em que todos nós já vivenciamos um dia. Um livro leve, mas ao mesmo tempo emocionante, que deixa um leitor apaixonado pela narrativa.

O italiano Nicco enfrenta a passagem da adolescência para a vida adulta com muito mais sofrimento que seus amigos. Sua namorada terminou tudo com ele com um "sinto muito", sem dar nenhuma explicação, e seu pai acabou de morrer. Ele sempre fez de tudo para a namorada e mesmo com as dúvidas normais de todo relacionamento, sempre se demonstrou apaixonado. E quando ela terminou com ele, Nicco não entendeu o que fez de errado.

Como o "homem da casa", ele precisa cuidar da mãe, que se entrega à tristeza pela morte do marido, e das duas irmãs que não conseguem se acertar com seus respectivos companheiros. De repente, elas começaram a procurá-lo para contar o que estava acontecendo com o relacionamento, e ele se vê diante da dificuldade de orientá-las, mesmo ainda confuso com o término do próprio namoro.

Para dar conta de tudo, ele se divide entre dois empregos. Em meio a esse turbilhão de emoções e acontecimentos, Nicco conhece uma encantadora turista americana nas ruas de Roma e percebe que a vida é curta demais para ser desperdiçada com lamentos sobre o passado. Com a bela Ann, ele embarca numa aventura romântico-gastronômica pela Itália e redescobre seu norte com instantes de felicidade. Ann é espontânea, alegre, e mostra uma ligação única com Nicco, fazendo com que ele volte a encontrar a felicidade na vida.

O que me chamou a atenção para essa trama é que ele é narrado pelo ponto de vista de Nicco, onde o leitor conhece toda a confusão sentimental em que ele vive após a perda de alguém tão querido, assim como o rompimento de um relacionamento.

O que é comum é encontrarmos o ponto de vista da mocinha, mostrando todo a sua insegurança no relacionamento. Mas através das mãos competentes de Moccia, conhecemos os sentimentos de Nicco, e todo o seu amadurecimento emocional, assim como a superação de um momento tão intenso o quanto está vivendo.


Fui surpreendida com essa história e narrativa, e estou curiosa para conferir os livros anteriores do autor, que também foram adaptados para o cinema. Um Instante de Felicidade traz uma história singela, com uma enorme carga emocional que irá conquistar todos os leitores.

Nota:



11 comentários:

  1. Me pareceu uma trama meio clichê mas eu gosto e fiquei curiosa. Achei a capa bem bonita e espero que se eu for realizar a leitura que eu possa gostar.

    ResponderExcluir
  2. Oiii Carla tudo bem?
    Fico feliz que tenha sido surpreendida por esse livro, gosto de enredos meio clichês e leria com toda certeza, achei a capa extremamente fofinha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie, Ka! Eu já li outro livro do Moccia e este mantém o estilo: o sofrer por amor no ponto de vista masculino. Nicco precisa exorcizar a ex, em meio de um monte de outros problemas (as irmãs dele me irritaram profundamente). Gostei da leitura. Fazia tempo que não lia nada dele, me fez interessar em ler os outros livros que já tenho! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Nossa eu quero MUITO ler algum livro do Moccia mas confesso que a narrativa dele bem diferenciada me afasta um pouco. Estou a tempo tentando ler Três Metros Acima do Céu e Desculpa se te chamo de Amor, que são belos filmes e que amo, mas não consigo sair da 2° página. Espero que com esse seja diferente.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. OOi! Não conhecia o livro, mas só por suas palavras já me encantei!
    Parece ser mesmo uma história bem emocionante! Vi a Carol falando aqui em cima e até me surpreendi. Não fazia ideia de que era ele o autor de Três Metros Acima do Céu. Não li o livro, mas assisti ao filme e ameeeei. Embora faça um tempão e eu nem me lembro muuuito sobre. kkkk Vou ate procurar pra assistir. bateu uma vontade. hahah
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carla
    Gostei desse livro também, mas acho que gostei menos do que você.
    Gostei de ver a visão do mocinho também e ver toda a emoção dele transferida, mas sei lá, apesar da escrita ser bem envolvente, o excesso de reflexões que achei cansativo. Mas fico feliz que tenha aproveitado tanto a leitura.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carla! Eu também achei bem legal um livro desse gênero que narra o ponto de vista de um mocinho. Além disso, a capa é linda e sua resenha nos instigou bastante. Vou querer ler.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Sempre tive uma enorme curiosidade nos livros do autor, mas são bem difíceis de se encontrar :/ Fiquei bem empolgada com esse lançamento, pois quero muito conhecer a escrita do autor, já que sempre ouço coisas bacanas sobre seus livros, espero fazê-lo muito em breve. Além disso, essa capa tem algo que me atrai sabe.

    ResponderExcluir
  9. Olá Carla,
    Tenho vontade de conhecer a escrita desse autor, mas não pretendo começar por esse livro. Achei suas considerações interessantes e fiquei muito feliz por saber que o livro é narrado pelo ponto de vista do Nicco e toda essa confusão.
    Adorei.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi, Carla.
    Adorei saber que esse livro traz o ponto de vista do rapaz.
    Estou sempre procurando livros assim!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  11. Adoro livros com uma enorme carga emocional, e adorei saber que esse oferece isso, pois será uma das minhas próximas leituras. Também vai ser meu primeiro contato com o autor e espero curtir e ser surpreendida como você.

    ResponderExcluir

 
Google+