0

[Resenha] Vox

em quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
Vox
Christina Dalcher
320 Páginas
Editora Arqueiro

Vox escrito por Christina Dalcher traz uma distopia sobre empoderamento e luta feminina, que aproxima o leitor da história, já que o enredo é próximo dos dias de hoje.

Desde o lançamento, eu estava bem curiosa com a leitura, mas ainda não tive oportunidade para conferir a trama. Até que comprei o exemplar, devido a minha vontade de saber mais dessa história atual. E adorei!

Em um futuro (ou pode até mesmo ser o presente), o governo decreta que as mulheres só podem falar 100 palavras por dia. Com um contador no pulso onde registra a quantidade de palavras no dia, a mulher (adulto ou criança, tanto faz, sendo do sexo feminino precisa ter esse contador) não pode ultrapassar essa quantidade, ou recebe choque de forma gradativa, conforme excede o limite de palavras.

A Dra. Jean McClellan está em negação. Ela não acredita que isso esteja acontecendo de verdade. Esse é só o começo...

Em pouco tempo, as mulheres também são impedidas de trabalhar e os professores não ensinam mais as meninas a ler e escrever. As mulheres devem apenas obedecer ao marido, não tem liberdade nem na própria casa (não podem nem abrir a caixa dos correios para pegar as correspondências). Lutando por si mesma, sua filha e todas as mulheres silenciadas, Jean vai reivindicar sua voz.

Que livro! Não consigo colocar em palavras todos os sentimentos que surgiram durante a leitura, ao acompanhar a luta diária dessa mulher para viver em um mundo onde a mulher não tem direito algum.

O que me chamou a atenção foi que Jean é uma mulher como todas nós, que estava mais preocupada com o trabalho e estudo do que com as questões politicas. E quando realmente despertou para o que estava acontecendo, não tinha mais como lutar. É no cotidiano que vemos os seus sentimentos conflitantes, onde ao mesmo tempo em que ama os filhos, começa a sentir raiva daquilo que eles estão se tornando.

Outro ponto que fez gostar do livro é que ele tem final! Sim, a história é contada em apenas um volume, sem precisar aguardar uma continuação. Vox é leitura obrigatória, para entendermos a nossa importância na sociedade. Não trata apenas da luta feminina, mas de todos, onde não podemos ficar indiferente diante de tudo o que está acontecendo atualmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Google+