0

[Resenha] Romance Tóxico

em terça-feira, 21 de maio de 2019
Romance Tóxico
Heather Demetrios
416 Páginas
Editora Seguinte

Romance Tóxico escrito por Heather Demetrios traz através de uma narrativa jovem, um história comovente sobre encontrar forças para sair de um relacionamento abusivo, e recomeçar.

Confesso que foi uma leitura angustiante, que me deixou extremamente nervosa a cada capítulo, onde acompanhava tudo o que a protagonista relatava sobre o relacionamento. A atitude mais conhecida do ser humano quando vemos uma situação que Grace estava enfrentando, é colocar a culpa em algo ou em alguém, e em muitos momentos, eu acabei fazendo isso na história.

Eu coloquei a culpa em Grace, por não perceber o quanto estava carente e aceitando qualquer migalha de atenção, só para não se sentir sozinha. Culpei a família de Gavin por não ver as atitudes do filho. Culpei o Gavin por agir assim, e não procurar ajuda. E no fim, a história não tem “culpados”, pois todos estão suscetíveis ao que aconteceu, independente das escolhas.

"Na trama, Grace quer sair de casa por se sentir sufocada pelo padrasto agressivo e pela mãe obsessiva por limpeza. Quer ir embora da cidadezinha onde mora, na Califórnia, pequena demais para seus sonhos. Quer fugir da vida que leva e se tornar alguém que seja distante da pessoa que só sente medo e solidão.
Então ela se aproxima de Gavin: charmoso, talentoso e adorado por todos da escola. Quando os dois se apaixonam, Grace tem certeza de que aquele romance é bom demais para ser verdade. Mas as suas amigas enxergam um outro lado do garoto — controlador e perigoso —, que, com o tempo, vai transformar o relacionamento dos dois em uma prisão da qual Grace será incapaz de escapar sozinha."

E assim, acompanhamos Grace descobrindo a verdadeira faceta de Gavin, que de garoto apaixonado e protetor, mostra-se ciumento e controlador, a ponto de ditar todas as regras do relacionamento, e fazer Grace desistir dos próprios sonhos.

Foi uma leitura sufocante e ao mesmo tempo reveladora, pois muitas vezes estamos passando por um relacionamento assim, ou conhecemos pessoas que estão passando por isso, e vemos como "normal", que o namorado apenas está sendo cuidadoso e amoroso. Mas não está! É horrível ver o quanto Grace vai se anulando apenas para ter uma migalha de atenção.


A história é fictícia, mas me perturbou. Eu queria tirar Grace do que ela estava vivendo e mostrar que existe vida sem esse relacionamento abusivo. Romance Tóxico mostra exatamente o que o título diz, o lado sujo e feio de um relacionamento doente.

Nota:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Google+