7

Resenha - Palavras Envenenadas

em segunda-feira, 20 de junho de 2011

Palavras Envenenadas
Maite Carranza
Editora Novo Conceito
251 páginas

Às vezes, a verdade permanece oculta na escuridão e só aparece ao se abrir uma janela. O que aconteceu com Bárbara Molina? Seu corpo nunca foi encontrado e nunca conseguiram provas para deter nenhum culpado. Uma ligação, para um celular, coloca o destino de muitas pessoas de cabeça para baixo: um policial que está para se aposentar, uma mãe que perdeu a esperança de encontrar sua filha desaparecida, e uma garota que traiu sua melhor amiga. Palavras Envenenadas é a crônica de um dia que passa rapidamente, lutando contra o tempo e protagonizado por três pessoas próximas a Bárbara Molina, que desapareceu misteriosa e violentamente quando tinha 15 anos. Um enigma que, depois de 4 anos, sem ser resolvido, começa a ser desvendado com novas provas. Uma história de suspense e mentiras, segredos, enganos e falsas aparências que aponta alguns mitos inquestionáveis.

 Palavras Envenenadas foi um livro intenso, forte, me levou para um lado escuro da realidade que me deixou com um nó na garganta, fiquei indignada imaginando quantos casos como esse tem pelo mundo afora.

A história é contada por quatro pontos de vista: Bárbara Molina, sua amiga Eva Carrasco, a mãe Núria Solís e o investigador do caso prestes a se aposentar Salvador Lozano.

Somos apresentados aos pensamentos de Bárbara que está numa prisão há quatro anos. A narrativa beira ao desespero, a dor, sofrimento. Bárbara não tem mais nenhuma esperança de sair um dia viva de seu cativeiro, seu maior sonho é poder ver o sol novamente.

Lozano, o policial encarregado do caso, está se aposentando, e se ressente por não ter resolvido este caso misterioso.

Eva, a melhor amiga de Bárbara, se culpa pelo desaparecimento da amiga. Sente que involuntariamente colaborou com o sumiço da amiga.

Núria, a mãe, tornou-se submissa ao marido, sendo uma pessoa que respira porque alguém mandou que respirasse, não sabe tomar mais nenhuma decisão. Vive a base de calmantes, e se culpa por não ter protegido a filha.

A história inteira se passa em apenas um dia, e cada capítulo é de um desses quatro personagens, que contam o que aconteceu no dia do desaparecimento de Bárbara.

Aos poucos somos apresentados ao passado de Bárbara, todos os seus segredos, medos, conflitos e revoltas. A história se intensifica de tal forma que você não consegue parar de ler até chegar à última página.

Não é um romance, não é uma aventura, não é uma fantasia. É uma história sobre mentiras, segredos, falsas aparências, uma realidade nua e crua que acontece em muitas famílias, que destrói as pessoas envolvidas. Descobrimos a força das palavras, o quanto ela pode influenciar, e constatamos uma dura verdade: nem toda pessoa é aquilo que aparenta ser.

Boa leitura!

7 comentários:

  1. Carla, eu gostei desse livro viu ?! Aff me deixou com o coração na mão. E pensar que isso pode acontecer pertinho da gente hein ?!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse livro, tudo no livro é um suspense só, tive medo quando desconfiei de quem poderia ser o bandido no meio do livro e quase o coloquei na geladeira.
    Mas com um final daquele nada melhor para lavar a alma.
    ótima resneha!
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ká!
    Quando li esse livro fiquei com o coração apertado!
    Não sei qual é a parte mais difícil dele!
    Acho que o mais intenso é saber que apesar da ficção, aquilo tudo é a realidade.
    Muito boa indicação para quem gosta de uma pitada de dor na sua leitura!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha - esse livro parece ótimo!!! Já o tenho aqui em casa, só falta um tempinho para poder começar a leitura >.<

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana.

    Esse livro foi um choque de realidade dos gêneros que estou acostumada a ler.

    Desde o príncípio suspeitei quem era o assassino, mas não queria acreditar, porque tinha um pouco de esperança.

    Foi uma leitura intensa demais e que gera muitas reflexões, porque o algoz pode ser a pessoa mais próxima de você e isso é muito triste, mas é a pura realidade desse mundo cruel.

    Apesar disso, adorei o livro, apesar de ficar angustiada em muitos momentos de tensão.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, amigas!

    Eu me enganei com livro, honestamente pensava que era uma coisa.

    Mas conforme fui lendo e vendo do que realmente se tratava,eu não consegui parar.

    Tanto que eu o li em um dia.

    É uma ficção o caso, mas sabemos que na vida real acontece muito.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. É o tipo de história que me agrada. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

 
Google+