13

Resenha - Estudos sobre Veneno

em segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Estudos sobre Veneno
As lendas de Yelena Zaltana vol. 1
Maria V. Snyder
Editora Harlequin
414 páginas

Prestes a ser enforcada, Yelena é agraciada com uma prorrogação extraordinária para sua pena. Ela aceita se tornar provadora de comida e morrer no lugar do Comandante de Ixia. Mas Valek, o chefe da segurança, não deixa brecha para fuga e a envenena com Pó de Borboleta. Somente se apresentando diariamente para ele, Yelena poderá tomar o antídoto. Enquanto tenta encontrar um meio de escapar, rebeldes planejam sitiar Ixia, e Yelena desenvolve poderes mágicos. Sua vida é ameaçada e ela precisa escolher de novo... Estudos sobre veneno, primeiro livro da trilogia As Lendas de Yelena Zaltana, é uma história que encanta como uma poção mágica. O reino criado em detalhes por Maria V. Snyder deixa lugar para novas fábulas com Yelena. Um romance de estreia que impressiona ao mesclar fantasia, suspense e aventura e que foi comparado a Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin pela Publishers Weekly.

Em um período medieval, o território de Ixia passava por um período de transição do regime monárquico para o militarismo. Chefiado pelo Comandante Ambrose, Ixia foi dividida em oito Distritos Militares, cada um chefiado por um general. Os habitantes de cada distrito eram diferenciados pela cor dos uniformes que eram obrigados a usar. Cada habitante tinha o direito a trabalho e moradia, e até mesmo as mulheres podiam ter cargos de confiança. Caso algum habitante precisasse ir para outro distrito, devia antes ter uma autorização. Tudo era registrado, controlado, e quem não seguia as regras, era punido.

O Código de Conduta era onde continha todas as leis que os habitantes de Ixia deviam respeitar, para manter a paz e ordem. Não era admitida Magia em Ixia, assim como qualquer morte acidental. A punição era a morte por execução.

Nesse território, conhecemos nossa mocinha: Yelena.

Yelena assassinou um homem: Reyad, filho do general Brazell. Sua sentença: morte pela forca. Por mais de um ano esperou a execução, quando recebe uma proposta inesperada: ser a provadora de comida do Comandante Ambrose.

O Código era claro, quando o provador de comida morresse, a vaga deveria ser oferecida para a próxima pessoa condenada a execução. Yelena recebe a proposta de Valek, chefe da segurança pessoal do Comandante. Quando aceita a proposta, Valek envenena Yelena com Pó de Borboleta, que sem um antídoto diário, a pessoa morria em dois dias.

Com isso, Yelena não pode pensar em fugir pois necessita do antídoto que está nas mãos de Valek. Agora ela precisa aprender tudo sobre venenos para exercer a função, sem saber quando a próxima comida estará envenenada.

Contei demais? Nem uma vírgula! Esse é apenas o comecinho da história.

Teremos muitas intrigas, segredos, ameaças, jogos de espionagem, ação, aventura, entre outras coisas que farão você ficar preso na leitura do começo ao fim.

Yelena corre risco por todos os lados: cada dia ao experimentar a comida do Comandante, por andar em uma corda bamba com Valek, ser ameaçada pelo pai de Reyad; ser ameaçada por pessoas desconhecidas. Em quem confiar?

O livro é contado pelo ponto de vista de Yelena, e aos poucos, você vai se simpatizando com a personagem a medida que conhece mais sobre seus dramas e medos. Não espere uma Yelena fraca, sem conhecimentos apenas esperando a morte. Mesmo com todos os medos e insegurança, Yelena se mostra dotada de uma acuidade mental e percepção que faz com ela chame a atenção de Valek para as suas qualidades.

Valek é um show a parte. Dotado de um cinismo e uma aura sombria, Valek é um exímio lutador, conhecedor das mais diversas estratégias, mestre na arte do envenenamento. Mesmo com todo o aspecto sombrio, Valek se importa com Yelena, tanto que na menos ameaça, Yelena passa a viver na suíte de Valek. E pode acalmar essa mente perversa, não acontece nada entre eles.

Inclusive, essa foi a parte que faltou desenvolver na trama, o romance. É totalmente sutil, e só vai aparecer no final do livro. Sim, eu sei, esse é o desejo de uma alma puramente romântica, mas quando você começa a conhecer mais do casal, você deseja que apareça essa parte. Mas não fique decepcionado, todo o enredo compensa a falta de romance.

— Yelena, você me enlouqueceu. Você me causou um bocado de problemas e, desde que a conheci, contemplei a ideia de dar um fim à sua vida pelo menos duas vezes…
A respiração quente de Valek na minha orelha provocava arrepios ao longo de minha espinha.
— Contudo, você conseguiu penetrar a minha pele, invadir o meu sangue e se apossar do meu coração…
— Você me envenenou.

A escrita de Maria é fluida, que você devora o livro sem perceber. Por ser o primeiro livro de uma trilogia, a narrativa não é cansativa, com páginas e mais páginas de explicação sem fim só para você se situar na trama. Você vai descobrindo aos poucos, na medida em que conhece mais sobre os personagens.

Com uma história inebriante, a escritora tece um enredo de tirar o fôlego, composto por um romance sutil, mistérios, magia, ação, aventura, traições, espionagem e muita intriga. Eu me viciei na história, e como não podia faltar, mais uma trilogia para a minha coleção.

O que está esperando? Pare tudo e comece a ler As lendas de Yelena Zaltana!

Boa leitura!



13 comentários:

  1. Vc já tinha me contado sobre o entusiasmo com esse livro pelo Twitter. Confesso que fiquei com vontade de ler. Tão bom quando a gente encontra um livro que mexe assim com a gente, né?

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Realmente o romance do livro é sutil, mas os personagens e a narrativa são tão bem construídos e envolventes que compensa a falta na medida certa do romance, eu amei esse livro e o segundo também é muito bom... e estou ansiosa pelo terceiro e ultimo livro, e espero que a editora lance mais livros dessa autora, porque realmente ela é excelente.

    Resumindo a resenha da Carla, ela quis dizer que o Valek deixou ela com as pernas bambas kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla,
    Eu tbm adorei esse livro! Mas ao contrario de vc, não senti falta do romance. rsrs O livro é tão cheio de ação que eu nem me liguei nesse detalhe. rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ao contrário de muitas resenhas que leio por aí, toda a introdução que vc fez me fez entender a história sem que vc soltasse spoilers. Sei disso porque já li o livro. Vc explicou bem o contexto, adorei.

    Quanto ao livro, confesso que esperava mais. Mas, mesmo assim, gostei bastante dele. A Yelena é uma mocinha de dar gosto, daquelas que vc tem orgulho de ser fã, rsrsrs. E o Valek... sem comentários! Também senti falta de um romance mais acentuado, porém é verdade: isso não atrapalhou em nada.

    Por tudo isso, não sei o que me fez não gostar 100% desse livro! oO

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Carlitchaaaa,

    adorei a resenhaaaa... por seu resenha notei todo entusiasmoooo :)


    Beijo,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  6. Já vi que você não acha mais que faltou desenvolver o romance no livro >< ahhahahaha
    Eu estou doida nessa série *-*

    Beijos,
    Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir
  7. Oi Nanie!

    Ai, você precisa ler urgente, é muito bom!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Lari!

    Imagina, nem me empolguei com a resenha...

    hahaha

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Kassia!

    Acabei de ganhar o meu dia \o/

    Muito obrigado!

    Ahh, eu adorei esse livro, e como pode ver acabei me empolgando

    hahaha

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Hérida!

    No segundo eu nem liguei para isso hahaha

    Foi perfeito! \o/

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Lil!

    É dificil eu me viciar em uma história, mas quando acontece... ai eu amo! hahah

    Esperando sair o terceiro para saber a conclusão \o/

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. OI Pati!

    Falou tudo! Também quero o terceiro, e mais livros da autora! \o/

    Valek é o Cara! hahahaha

    Adorei!

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Adoro a Yelena e o Valek ... são diferentes dos casais que encontramos por aí. A história realmente te envolve e você surta quando acaba Vale cada minutinho ... Carla, kd o 3º livro?!rss

    ResponderExcluir

 
Google+