12

Resenha - Um mundo brilhante

em quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Um mundo brilhante
T. Greenwood
Editora Novo Conceito
336 páginas

Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato.
Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática.
Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu.
Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos.

Ben não sabia mais o que era felicidade: tinha mestrado em História e ganhava muito pouco lecionando como professor adjunto. Para completar a renda, trabalhava como barman, o que o deixava frustrado, pois ganhava muito mais nesse serviço do que como professor. Estava insatisfeito com o relacionamento com Sara. Estava noivo há algum tempo, mas não sentia mais o mesmo entusiasmo que antigamente, não sentia o mesmo amor.

Mas Ben acorda para a vida em uma manhã fria, quando encontra um garoto brutalmente espancado na porta de casa. No hospital, Ben conhece a irmã do rapaz, Shadi, e decide ajudá-la a descobrir o que aconteceu para o jovem ser espancado. Quando conhece Shadi é como se algo dentro dele estivesse despertado, e Ben começa a perceber o quanto está se anulando.

Aos poucos, Ben começa a se envolver com Shadi, mas sua vida muda de cabeça para baixo com a notícia inesperada de Sara, fazendo com ele tome uma decisão muito importante na vida.

"Ele poderia voltar para os braços de Sara, abraçá-la com força e fingir que a amava. Fingir que amava a palmeira do quintal, o calor seco, a vida clorada. Podia fingir que seu corpo todo não estava gritando por Shadi. Fingir que não estava apaixonado por ela. Ou poderia ficar. Ele poderia procurar Shadi e ficar com ela. Poderia ir até lá e admitir finalmente que ali era o seu lar, naquele mundo cintilante de neve e gelo."

O livro é narrado em terceira pessoa com capítulos curtos, fluindo rapidamente a leitura. O livro é dividido em 5 partes, cada um com um foco nos acontecimentos da vida de Ben. Na primeira parte, os capítulos são alternados entre o que está acontecendo e o que aconteceu com Ben, mas isso não deixa a história confusa, fica como uma explicação para suas as atitudes e sentimentos.

Quando você lê a sinopse do livro, tem a idéia de que o livro será focado no mistério de quem é o verdadeiro agressor de Ricky, irmão de Shadi. Mas o enredo é mais dramática, mostrando os conflitos emocionais de Ben entre decidir se continua com sua vida ou se larga tudo e vai viver com Shadi. Para mim, faltou desenvolvimento da investigação, a autora se preocupou com os conflitos de Ben que a agressão ficou como um “gatilho” para sua mudança.

Eu entendi as atitudes de Ben, mas não concordei. Entendi que ele estava buscando a felicidade, mas para não acabar com a alegria de Sara estava se anulando. Ele tinha o desejo de mudar o mundo, mas não conseguia sair do próprio lugar, não conseguia mudar a própria vida. Existia a insatisfação por estudar e não conseguir algo melhor.

Quando Ben percebe que está cada vez mais infeliz, começa a mentir para Sara e agir de forma estranha na faculdade, tudo para ajudar Shadi a descobrir quem foi o responsável pela morte de Ricky.

Eu passei o livro inteiro sentindo raiva pelas atitudes de Ben, e queria de todas as formas mostrar que quem estava errado naquela situação era ele mesmo e o quanto estava ferindo os outros com suas atitudes egoístas. Ben acreditou que devia depositar a felicidade nas mãos de outras pessoas, acreditava que por Sara ser uma pessoa feliz e estando perto dela, conseguiria também atingir essa felicidade. Ele só esqueceu que a felicidade teria que partir de dentro dele, e não esperar que os outros a trouxessem. Como falei, eu entendi as atitudes, mas não concordei com elas. 

"Segredos. São como pequenos sapos escondidos em seu bolso. Não se pode esquecer deles porque estão sempre se mexendo ali dentro, contorcendo-se, tentando escapar. Você sabe que, a qualquer momento, um deles pode conseguir subir e pular para fora do seu bolso, revelando-se para o mundo com um coaxado estridente. E quanto mais você se esforça para tentar contê-los, para tentar escondê-los, mais se esforçam para escapar." 

O livro é tocante de uma forma simples e profunda, você entende o personagem ao passo que se pergunta se está agindo da mesma forma. Ben não sentia que ali era seu lugar, e quem não se sente assim?

Com o desenrolar da história, você começa a entender a “bolha” que Ben estava vivendo, e foi nesses momentos que precisei parar um pouco a leitura para analisar se não estava trilhando o mesmo caminho. A história não quer passar uma mensagem altruísta. Na verdade, traz uma realidade que não gostamos de enxergar: muitas vezes temos que abandonar nossos sonhos para sobreviver às adversidades do mundo, que em algum momento do caminho, somos obrigados a deixar de lado o que tanto desejamos.

Se prepare para a leitura, pois ela trará muitas emoções e questionamentos.
Boa leitura!


12 comentários:

  1. Segunda resenha que leio dele hoje e me deixou alucinada para ler, acho que é bem o que gosto :D


    Beijos,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  2. Carla, adorei sua resenha! Felizmente eu já tenho o livro na minha estante e ele está entre as próximas leituras *-*

    Beijos,
    Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir
  3. Mais uma leitura forte e emocionante? Deixa eu pensar um pouco... Tô dentro! Adoro me emocionar! Que bom que vc gostou do livro pois eu já estava doidinha pra lê-lo!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Eu tive vontade de bater em Ben na maior parte do livro kkkkkkkk só não fiquei mais com raiva dele, pq estava morrendo de raiva de Sara, que mulher horrorosa, mas concordo com você na parte que parece que o crime é mais pano de fundo de toda a situação ficando meio em segundo plano.

    bjks
    Sam

    ResponderExcluir
  5. Oi Lari!

    Então, o que está esperando?? rsrsrsr

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Nanie!

    Depois quero saber o que você achou da história rsrsrs

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Kassia!

    O livro é bem emocionante! Se você gosta de histórias dramáticas, esse é o livro certo \o/

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Sam!

    Nem me fale em vontade... em alguns momentos eu não sabia em quem eu queria bater, de tanta raiva que fiquei dos personagens rsrsrs

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Carla,
    Não li a resenha pois vou ler ele e tive medo ! kkk.
    Mas tenho certeza que vou maar, sou fã de um bom romance!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Faby!

    O livro tem mais drama do que romance, rsrsrs

    Se você gosta de um bom drama, vai amar o livro rsrsrs

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Nunca imaginei que o livro fosse assim, e pelo que lê na sinopse a perspectiva é outra, obrigada amiga pela resenha, fiquei mais interessada pelo livro.

    ResponderExcluir
  12. Oi Pá!

    O livro é drama total, não tem quase nada de romance ou investigação kkkk

    Se você gosta de drama é o livro certo \o/

    Bjs

    ResponderExcluir

 
Google+