0

[Resenha] Declarar

em terça-feira, 27 de novembro de 2018
Declarar
Espiral do Desejo - vol. 03
Nina Lane
Editora Paralela
320 páginas

Declarar escrito por Nina Lane é o terceiro livro da série Espiral do Desejo, onde encontramos um romance adulto com um casal que enfrenta as mais diversas dificuldades para manter o casamento. 

O volume encerra a primeira trilogia, que conta a história de Liv e Dean, mostrando o quanto o casal amadureceu no decorrer da trama. A história tem um final, onde a autora encerrou um ciclo na vida de Liv e Dean, mas devido o envolvimento do leitor com tudo o que acontece a eles, ficamos com aquele sentimento de que precisamos de mais, que os outros livros merecem ser lançados aqui no Brasil.

Desde que iniciei a leitura do romance, notei o quanto a história seria diferente do que estou acostumada a ler. Temos um casal que vive junto há cinco anos e acontecimentos no dia a dia fazem com que comecem a se questionar sobre o que estão vivendo. Eles se amam, confiam um no outro, mas dúvidas surgem no relacionamento que vai abalar a estrutura do casal.

No primeiro livro, temos Liv enfrentando as próprias dúvidas sobre as revelações que descobriu sobre Dean, e diante das mentiras e desilusões, o casamento é quase destruído. Mas com muito amor, eles resolvem reconstruir a paixão e a confiança que existia entre eles.

No segundo volume, vemos Liv tentando mudar as atitudes no casamento, entendendo que eles precisam muito mais que sexo para se reconciliarem, e para fazerem funcionar, precisam conversar, sem segredos. Liv está amadurecendo, ainda se recente de não saber sobre tudo do passado do marido, mas está disposta a mudar. E Dean quer dar esse espaço para Liv, mas não importa o que aconteça eles estarão juntos.

Neste terceiro volume, temos o casal ainda mais amadurecido, empenhado em fortalecer o casamento após tantos desentendimentos. Na trama, Dean comanda uma escavação na Itália enquanto luta para salvar sua vida profissional. Mas a distância de sua esposa e do mundo à parte que construíram juntos é mais difícil do que ele imagina, principalmente quando ele descobre que Liv está passando por uma crise vinda do passado – um passado terrível do qual ele sempre tentou salvá-la... Mais forte e confiante do que nunca, Liv está determinada a andar com as próprias pernas e, acima de tudo, defender seu marido daqueles que desejam derrubá-lo. Mas a visita inesperada de sua mãe traz à tona uma série de questões mal resolvidas que a assombram há anos. 

Com a história narrada por Liv e Dean, podemos acompanhar ainda mais do drama que cada um está vivendo. É emocionante acompanhar cada momento, onde notamos o quanto eles estão diferente, o quanto a atitude mudou desde o primeiro livro.


Depois de tantos altos e baixos, com perdas, discussões, segredos que poderiam destruir o casamento, vemos um relacionamento que está se fortalecendo, que está mudando. E o amadurecimento individual que faz com que o casamento continue, que mesmo diante de tantas dificuldades, eles não desistiram de tentar, de continuar, que a separação seria impossível para eles.

Simplesmente devorei esse romance, querendo saber como seria a atitude de Liv e Dean diante dessa separação física que estavam vivendo. Dean precisou se afastar para não prejudicar sua carreira, e Liv acredita que consegue enfrentar os fantasmas do passado sem prejudicar seu relacionamento com Dean.


A história foi emocionante, adorei a forma como a autora encerrou esse ciclo na vida do casal, mostrando o cotidiano de um relacionamento depois do “viveram felizes para sempre”. Eles se amam, mas são comum as dificuldades do cotidiano, e só com conversa, cumplicidade, sentimento, o relacionamento pode continuar.

Nota:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Google+