2

Resenha - La Fontaine e o Comportamento Humano

em domingo, 9 de janeiro de 2011
Narrativas pedagógicas protagonizadas por animais irracionais, cujo comportamento, preservando-se as caracterísiticas próprias, deixa transparecer inúmeros ensinos, via de regra proporcionam um restabelecimento da saúde emocional aos seres humanos. As fábulas podem levar-nos a profundas reflexões.
Escrito por Francisco do Espírito Santo Neto ditado por Hammed

Editora Boa Nova


Neste livro vamos encontrar uma coletânea de fábulas de La Fontaine, escritor francês que usou animais para instruir os homens, adaptou o quanto possível ao campo de um entendimento simples e lúcido, ilustrando um preceito moral, fazendo ponta com a doutrina espírita.

La Fontaine reinventou as histórias tornando-as mais atuais e com isso, alcançou enorme popularidade. Elas ganharam um sentido moderno, pois Fontaine era um grande freqüentador da corte francesa, e as pessoas freqüentadoras da corte utilizavam seus contos para criticar o comportamento, os relacionamentos sociais e a moralidade da época dele.

É muito conhecida a frase:

“Sirvo-me de animais para instruir os homens.”

Encontraremos nessas fábulas, a ligação com passagem evangélicas e a moral do Cristo. Podendo assim refletir nosso comportamento moral diante de dificuldades, nos tornarmos melhores no dia a dia.

Vale a pena estar lendo e refletindo, sempre que necessitarmos.

2 comentários:

  1. Que legal Carla!
    Muito boa a sua resenha!
    Adorei conhecer o seu blog! Não lembro se eu já havia passado por aqui... Vou te seguir. :)
    Bjss, bom início de semana!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado!!

    E seja bem vinda!!

    bjs

    ResponderExcluir

 
Google+