7

Resenha - Meu Querido John

em quinta-feira, 10 de março de 2011
Sinopse: Quando Savannah Lynn Curtis entra em sua vida, John Tyree sabe que esta pronto para começar de novo. Ele, um jovem rebelde, se alista no exército logo após terminar a escola, sem saber o que faria de sua vida. Então, durante sua licença, ele conhece Savannah, a garota de seus sonhos. A atração mútua cresce rapidamente e logo se transforma em um tipo de amor que faz com que Savannah jure esperá-lo concluir seus deveres militares. Mas ninguém pôde prever que os atentados de 11 de Setembro pudessem mudar o mundo todo. E como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu amor por Savannah e seu país. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, John descobre como o amor pode transformar as pessoas de uma forma que jamais poderia imaginar.


Lembro que quando saiu o livro, li muitas resenhas, umas dizendo que o livro era muito bom, e outras que o livro era muito ruim. Fiquei dividida em ler ou não esse livro, já que as opiniões eram tão diversas. Não assisti primeiro o filme, para depois ler o livro, sabia que teriam  mudanças e não quis estragar o gostinho de conhecer a história através das páginas do livro.

John, pode se dizer que era um garoto problema. Sua mãe o abandonou quando pequeno, e ele teve apenas o pai,  que sempre foi uma pessoa fechada, que falava apenas uma coisa: moedas. Ele sempre colecionou  moedas, e esse era o único assunto que conversava com o filho, qualquer outro assunto banal que começassem, logo ficavam em silêncio, já que não sabiam  o que conversar.

John se irritava com esse comportamento do pai, e acabou fazendo algumas besteiras quando adolescente. Mas também se cansou de tanta rebeldia, e resolveu se alistar no exército. Lá, ele teve o verdadeiro amadurecimento. 

Eu também lia muito. No exército, há muito tempo para ler, e as pessoas trocam livros o tempo todo ou os pegam emprestados na biblioteca até as capas ficarem bem gastas… lia principalmente mistério, suspense, livros de Stephen King e tomei gosto especial por Carl Hiaasen… Acho que, se as escolas nos mandassem ler esses livros nas aulas de literatura, teríamos muito mais leitores no mundo.

De tempos em tempos, os soldados têm um período em que voltam  para as suas casas, para ficar com seus familiares. Foi em uma dessas férias, que ele conheceu Savannah.

Nós éramos tão diferentes. Savannah era uma garota da montanha, doce, que desejava ajudar os necessitados; eu era um soldado do exército, tatuado, nada refinado, e um estranho em minha própria casa.

Savannah era uma garota meiga, que mostrou para John todas as maravilhas do mundo. Os dois se apaixonaram  e viveram um romance de duas semanas.

Mas nem tudo o que é bom dura para sempre, e o casal precisou se separar. É onde começa uma das partes mais cansativas do livro, quando começam as descrições sobre o período da guerra que John vivenciou.



Quando peguei o livro para ler, pensei que encontraria apenas romance, mas me enganei. Os momentos mais marcantes do livro, aqueles que realmente me arrancaram lágrimas, foram os momentos que John compartilha com  o pai, só quem leu sabe do que eu estou dizendo.

Só depois que John volta da guerra, que vemos como ele amadureceu, quando precisa decidir lutar por seu amor ou deixar o seu amor viver a vida.

O livro é lindo, aprendemos muito sobre o amor em família, sobre a compreensão, desprendimento, e principalmente sobre o amor.

Recomendo o livro para todos.

Boa Leitura!

7 comentários:

  1. Adorei esta resenha, o livro parece ser otimo!!Eu ganhei ele numa promo, estou super ansioso para ler e a cada resenha que leio penso que é melhor cada vez mais...

    ResponderExcluir
  2. Gostei do livro mas naum é fenomenal...

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. O livro é em primeira pessoa? Não sou muito fã. E eu fujo de livros choráveis. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Ana,
    Confesso que sou louca por esse livro!
    Corro de quem já assistiu o filme e insisti em me contar o que houve.
    Nunca mais assisto um filme sem antes ler o livro!
    Super romântico, dramático, trsite.
    Bem ao estilo de Nicholas Sparks!

    ResponderExcluir
  5. eu vou comprar esse livro porqe estou muiito interessada na historia,eu gosto muito de ler livros de romance...

    ResponderExcluir
  6. Acabei de ler o livro. Li-o em 4 dias. Não entendi muito bem como após 11 de setembro mudou tudo. Não entendi bem o porque que depois de uma carta mudou tudo!!! O John teria que decidir... etc Que carta???!!!

    ResponderExcluir
  7. Amei o livro e o filme, mas preferi o final do filme. Apesar de na minha cabeça, no livro um dia eles ainda ficaram juntos rs

    ResponderExcluir

 
Google+