22

Resenha: Feios - Scott Westerfeld

em sábado, 30 de abril de 2011

Feios
ScottWesterfeld
Editora Galera Record
415 páginas

"Tally Youngblood é feia. Não, isso não significa que ela é alguma aberração da natureza. Não. Ela simplesmente ainda não completou 16 anos. Em Vila Feia, os adolescentes ficam presos em alojamentos até o aniversário de 16 anos, quando recebem um grande presente do governo: uma operação plástica como nunca vista antes na história da humanidade. Suas feições são corrigidas à perfeição, a pele é trocada por outra, sem imperfeições ou nem pense nisso espinhas, seus ossos são substituídos por uma liga artificial, mais leve e resistente, os olhos se tornam grandes e os lábios, cheios e volumosos. Em suma, aos 16 anos todos ficam perfeitos.

Tally mal pode esperar pelo seu aniversário. Depois da operação, vai finalmente deixar Vila Feia e se mudar para Nova Perfeição, onde os perfeitos vivem, bebem, pulam de pára-quedas, voam a bordo de suas pranchas magnéticas, e se divertem (o tempo todo). Mas, enquanto espera que as poucas semanas até completar 16 anos passem, Tally precisa se distrair.

Uma noite, ela conhece Shay, uma feia que não está nem um pouco ansiosa para completar 16 anos. Pelo contrário: Shay pretende fugir dos limites da cidade e se juntar à Fumaça, um grupo de foras-da-lei que sobrevive retirando seu sustento da natureza.

Para Tally, isso é uma maluquice. Quem iria querer ficar feio para sempre, ou se arriscaria a voltar para a natureza e queimar árvores para se aquecer, em vez de viver com conforto em Nova Perfeição e se divertir à beça? Mas, quando sua amiga desaparece, os Especiais, autoridade máxima deste novo mundo, propõem um acordo com Tally: se unir a eles contra os enfumaçados ou ficar feia para sempre. A escolha de Tally irá mudar o mundo para sempre"

Na história, vivemos num mundo de extrema perfeição, onde todos são fisicamente iguais. O normal é ser feio.

É sobre esse mundo que Scott traz uma história interessante sobre a perfeição física. As crianças quando faz 16 anos passam por uma cirurgia onde tudo o que é imperfeito é retirado. Os adolescentes podem fazer o que quiserem que após a cirurgia tudo seja retirado, ficando o ser perfeito no lugar. Já imaginou viver nesse mundo? Poder escolher qual será o tamanho do seu nariz, fazer um retoque nos cabelos, ser perfeita quando completar 16 anos? 

O livro é dividido em três partes, denominadas PARTE I, II e II, que são momentos claros na vida da Tally Youngblood (uma feia com experiência em arrumar confusão) e servem como um divisor da opinião sobre alguns aspectos da sociedade em que ela vive. 

Tally está com saudades de seu melhor amigo Peris, que se tornou perfeito assim que completou 16 anos, e Tally não vê a hora de passar pela cirurgia e se reencontrar com o amigo.

Logo no começo, Tally arruma confusão em Nova Perfeição, quando vai atrás de Peris em uma festa. Tally conhece outra feia chamada Shay, que também sofre com os mesmo problemas, ambas ficaram sozinhas após os amigos passarem pela cirurgia da perfeição. Mas Shay não está convencida em se tornar perfeita, e começa a se questionar se e o certo a se fazer, e com isso mostra outro mundo para Tally. 

É incrível quando Tally conhece a cidade da Fumaça e ela descobre livros antigos com pessoas normais. Ela os acha estranhos, feios.

O livro tem um ritmo empolgante e você fica curioso para saber a história de Nova Perfeição. Tally arruma confusão, mas pelo menos é espertinha (risos).

É uma ficção que traz um mundo “reformado” onde são citados vários dos problemas da sociedade moderna. É um livro que traz uma realidade não tão distante da nossa.

É uma pena que eu não tenho a continuação.

Boa leitura!

22 comentários:

  1. Oi Carla!!!

    Muito boa sua resenha. Morro de curiosidade de ler esse livro, mas nunca sobra um tempinho, a fila de espera tá muito grande!

    Já postei Sussurro de uma Garota Apaixonada pra vc, me avisa quando chegar.
    O livro é lindo, eu amei!

    B-jussssss! ♥

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha. Também li Feios e gostei bastante, mas assim como você, não tenho a continuação mas morro de vontade de ler para saber o que irá acontecer com a Tally. =D

    Bjusss
    http://viciadospelaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li o meu, e já comprei Perfeitos, falta só tempo, kkk

    ótima resenha!
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla!

    Esse livro eu ainda não li mas sempre leio as resenhas que saem dele pela blogosfera! Adorei a sua! E vou vir mais vezes aqui no seu cantinho, amei!

    Beijos
    Lili

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li esta série...embora esteja sorteando ela no blog heheeheh...mas está na minha lista de leitura..só não sei pra quando...hehehehe

    Gostei muito da sua resenha, parabéns!!

    Bites!
    http://www.guardiadameianoite.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece mesmo incrível!!! Estou doida para ler, porque adorei a sinopse e as resenhas que tenho lido =D

    ResponderExcluir
  7. EU TB amei amei ameeei demais esse livro e to louca por Perfeitos, pena que tb ainda não tenho a continuação :/

    ResponderExcluir
  8. Nega, vc acredita que eu ainda não li??? =O
    Todo mundo fala dele e nada de eu ler o bendito!!
    Acho que vou pegar o seu emprestado pra ler =p hauhauha
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Eu adorei a sua resenha.

    Já li esse livro, que foi me conquistar definitivamente lá pela página 100, porque o começo achei meio confuso.

    Adorei o desfecho final e a história que aborda temas bem reais em um mundo futurístico.

    Uma pena que também não tenho a continuação.

    Mas vou esperar ficar mais acessível no preço, porque senão leva-nos à falência com tantos livros bons no mercado. (risos).

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Tô muito curiosa pra ler este livro, até penso em comprá-lo. Acho que ele traz reflexões que não estamos muito dispostos a pensar, ou melhor, a compreender. Sua resenha me deixou com mais vontade de comprá-lo! :D

    Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  11. Oi Carla!

    Feios tem mesmo essa adrenalina, essa vontade de conhecer um mundo novo. Tally não foi para mim uma personagem interessante, ela foi muito facil domada, e por sempre acreditar em uma coisa,teve a dificuldade de questionar as coisas que conhecia. Mas eu gostei muito de Feios. Ainda não li Perfeitos, mas dizem que é tão bom quanto.

    Beijos, Julia
    Tijolinha, Books & Fanfics

    ResponderExcluir
  12. Nossa, o enredo é demais! Louca para ler, mas ainda não deu! Buááááá!
    Adorei a resenha, Carla!


    Bjus,
    Náh

    ResponderExcluir
  13. Nossa, tenho esse livro na estante há meses e nada de ler... sempre passo outros na frente... acho que já passou da hora de mudar isso...rss

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho medo dessa série, essa coisa de operação plástica me deixa receosa, tenho medo do tema ser fútil, sei que é puro preconceito da minha parte, quem sabe um dia isso passe..rs
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Oi Carla!

    Esse livro dever ser ótimo, confesso que o quero também, mas até aparecer uma promoção não voui comprar não!
    kkkk
    Mas deve ser uma coisa, imagine vc ser feia e de repente ficar linda! kkkk.

    ResponderExcluir
  16. Meninas queridas!

    É uma pena que eu não tenho a continuação, porque realmente gostei do enredo, do ritmo, da história.

    O comecinho é um pocuo chatinho, mas depois melhora e fica ótimo o livro!

    Bjs para todas!

    ResponderExcluir
  17. Acho super interessante o jeito que o autor arrumou para comentar os problemas sociais! Li várias resenhas comentando que o livro é ótimo! Estou super curiosa para ler!

    ResponderExcluir
  18. Ahh, parece ótimo. *-*
    Gostei muito da temática.

    ResponderExcluir
  19. Achei muito interessante esse tipo de história, o Scott Westerfeld inventou um novo mundo incrivel. Quero muito ler esse e os outros livros da série.

    ResponderExcluir
  20. adoro livros assim que nos faz refletir sobre o interior da gente mesmo que para refletir sobre o que é ser feio e tal.. gostei mt da resenha quero ler o livro Feios

    ResponderExcluir
  21. Estou louca pra ler Feio. Deve ser um ótimo livro.

    ResponderExcluir

 
Google+