3

Resenha - O Diário de Suzana para Nicolas

em sexta-feira, 18 de novembro de 2011
O Diário de Suzana para Nicolas
James Patterson
Editora Arqueiro
223 páginas

Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente.
Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”.
Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas.
Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida.
O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.

 ****
Sozinha em seu apartamento, Katie abaixou a cabeça quando terminou de ler o diário encadernado em couro. Colocou-o sobre o banquinho de madeira ao lado da banheira. Então começou a soluçar.
Sentiu o corpo estremecer. Jamais imaginaria o efeito perturbador que aquelas páginas poderiam ter sobre ela. A imagem de Suzana lhe veio à cabeça. Então pensou no pequeno Nicolas aos 12 meses de idade, com seus olhos azuis brilhantes.
Por fim, visualizou Matt. Pai de Nicolas. Marido de Suzana. Ex-namorado de Katie.
O que ela pensava de Matt agora? Não tinha certeza. Mas finalmente compreendia um pouco do que havia acontecido. O diário havia apontado pequenos traços do que ela precisava saber e lhe revelara segredos dolorosos de que talvez não quisesse tomar conhecimento.

Katie não entende o porquê do seu namorado Matt, ter terminado o relacionamento com ela. Estava tudo tão perfeito, tudo tão certo, Katie tinha certeza que logo estariam casados, e precisava dar uma ótima notícia para ele: estava grávida.

Mas Matt terminou tudo, não explicou o que estava acontecendo, disse apenas que o problema era com ele. Que mulher que aceita isso? Katie está arrasada, inconsolada e sem saber o que fazer. 

É quando ela recebe o diário de Suzana, esposa de Matt, para o filho do casal, Nicolas, enviado pelo próprio Matt. Katie começa a ler as páginas daquele diário, daquela história de amor, e começa a sentir raiva de Matt por tê-la enganado. 

Querido Nicky,

Espero que você consiga tudo o que quiser quando crescer, as acima de tudo, amor. Quando o amor é verdadeiro, quando é certo, pode nos dar todo o tipo de alegria que não se consegue de nenhuma outra forma. Eu me apaixonei. Estou apaixonada. Então posso falar por experiência própria. Também tive longos períodos sem amor na minha vida e a diferença é indescritível.

Nós é muito melhor do que eu.

Por favor, não dê atenção a qualquer pessoa que lhe diga o contrário. E nunca deixe de acreditar no amor, Nicky. Tudo, menos isso!

Olho para suas mãozinhas e os seus pezinhos. Conto os seus dedinhos sem parar, mexendo-os gentilmente, como se fossem contas de um abado. Beijo a sua barriguinha até você dar risada. Você é tão inocente. Continue assim quando o amor chegar.”

Mas Kate estava enganada, aquele era apenas o começo do diário, muitos seriam contados: alegrias, amor, romance, tristeza, lágrimas. Kate não estava preparada para conhecer aquela história: a história de amor de Suzana, Matt e Nicolas.

Nem eu...



Drama do começo ao fim, James Patterson narra uma história delicada que fala sobre amor, vida, dor, onde cada capítulo é uma página do diário de Suzana, que conta todos os sentimentos para o filho. A história vai se intensificando no decorrer das páginas daquele diário, e ficamos estarrecidos e emocionados com o desfecho.

Existem vários trechos, que fazem você pensar um pouco sobre a vida que está levando, o que está deixando para trás para conseguir conquistar aquilo que tanto sonha. E logo no começo do livro, temos uma pequena filosofia, que ficou na minha cabeça:

“Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas - família, saúde, amigos e integridade - são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez. Depois de compreender a lição das cinco bolas, você terá começado a atingir o equilíbrio na sua vida."

É o primeiro livro que leio do autor James Patterson, e fiquei impressionada com a narrativa do livro. De forma simples, Patterson conduz o leitor por uma história emocionante e dramática, com um final surpreendente. Patterson é conhecido pelos seus romances policiais, como se sairia com um romance emocionante? Ele se saiu muito bem.

Aconselho todos a ler esse livro, mesmo aqueles que não gostam de um pouco de drama na história. As lições de vida que a história traz, devem ser lidas e gravadas na memória.

“Boas lembranças são como talismãs, Nicky. Cada uma delas é especial. Você as coleciona, uma a uma, até que um dia olha para trás e descobre que elas formam um longo cordão colorido.”

3 comentários:

  1. Nossa esse livro é lindo!
    Só fez minha vontade de lê-lo maior.
    O trecho que você colocou sobre malabarismos com bolas me marcou.
    Também ainda não li James Patterson,mas com certeza vou me tornar fã.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é MARAVILHOSO! Eu amei essa leitura =D
    Esse trecho da lição das cinco bolas é incrível, me marcou muito =D

    ResponderExcluir
  3. Já pedi de Natal e vou ganhar. Adorei a sinopse e a resenha me deixou mais curiosa ainda! Também não li nada do James Patterson, a única coisa que não gosto nos livros dele é que são muito curtos. Menos de 250 páginas é muito pouco, rsrsrs. O bom é que a leitura flui rápido... Isso é mesmo bom? rsrsrs
    Bjs.
    @crislayne_df

    ResponderExcluir

 
Google+